quinta-feira, 25 de junho de 2015

Opinião sobre "Cenas de Uma Adolescente" - Maria Bravo

Cenas de Uma Adolescente
(Artigo de Opinião)


Autoras: Maria Bravo, Isabel Martins, Fátima Palma, Lúcia Correia e Maria José Alves
ISBN: 978-989-8775-32-0
Nº de páginas: 192
1ª Edição - Lisboa, junho de 2015
Editora: Arena


Sinopse

     Vera tem 12 anos. A sua maior preocupação é conseguir convencer a mãe a deixá-la ir sozinha ao shopping com a Andreia, a sua melhor amiga, comprar um biquíni. O que ela não imagina é que está prestes a embarcar na maior viagem da sua vida… Em plena adolescência, Vera tem de aprender a lidar com um turbilhão de alterações emocionais e físicas. Toma decisões impulsivas e, com a ajuda de Miguel, o seu irmão mais velho, mete-se em sarilhos. E quando se apaixona pela primeira vez… Ao lado da sua melhor amiga, Vera vai viver grandes aventuras que vão moldar para sempre a sua maneira de pensar e de se comportar.

"Este livro é resultado de um trabalho conjunto entre a liberdade da ficção e o rigor da ciência, com um único objetivo: conseguir que a adolescência deixe de ser uma coisa tão estranha." - as autoras.



Este exemplar foi-me gentilmente cedido pela ARENA em troca de uma opinião sincera

 Opinião


     Através de uma linguagem deveras acessível, este livro aborda diversos temas da adolescência de uma forma simples, natural e interessante. Escrito por uma jornalista e quatro médicas, "Cenas de Uma Adolescente" relata a história de Vera, uma rapariga que está a viver uma das etapas mais marcantes e misteriosas da sua existência.

    Seguindo um fio condutor, a vida de Vera, as autoras acabam por introduzir os assuntos mais problemáticos com que os jovens se deparam nesta idade importante, a nível não só físico, mas também emocional. São retratados temas atuais, como as mudanças corporais e a aceitação do corpo, a importância da amizade e a influência do grupo de amigos, o desenvolvimento dos rapazes, os distúrbios alimentares, os problemas de relacionamento e o primeiro amor.

   São-nos dados a conhecer cerca de três anos da vida de Vera, entre as suas doze e quinze primaveras. Acompanhamos a evolução da sua maturidade e a redefinição das suas prioridades. Facilmente qualquer rapariga se consegue identificar com a protagonista, pois as emoções descritas são bastante precisas e fidedignas. Os sentimentos de incompreensão, de mudança, de revolta e de rebeldia, características da faixa etária, são retratados de forma realista, criando uma aproximação entre a personagem e o leitor.

     Depreendo que este livro tenha sido escrito preferencialmente para o público adolescente. Mas, e tendo em conta toda a informação a que os jovens têm acesso hoje em dia, a repetição do desenrolar deste tema poder-se-ia tornar um pouco maçador. No entanto, tal não acontece, uma vez que a história é narrada de forma passageira, não aprofundando demasiado cada tópico, mas passando levemente por todos. Não penso que este livro apresente nenhum conteúdo completamente novo em relação à sexualidade e às transformações próprias deste período. O que, na minha opinião, traz qualidade à história,  é a sua simplicidade e a oferta de uma nova perspetiva sobre toda esta fase complicada.

     As autoras pormenorizam muito bem as mudanças de humor e os sentimentos de Vera, a dificuldade em lidar com o seu irmão, Miguel, tal como a frustração e, por vezes, até o desespero da sua mãe, Sílvia. Sarilhos são frequentes, pois a impulsividade é uma constante. Medo, insegurança, receio e vergonha fazem parte do quotidiano e contribuem para a veracidade da trama.

     Incutidos no livro, encontram-se alguns comentários e explicações escritos pelas médicas co-autoras, e que constituem a parte mais científica da história. Alterações hormonais, os caracteres sexuais secundários, o suor e a acne, os padrões de beleza e a primeira experiência sexual, são alguns dos assuntos que podemos encontrar esclarecidos nesta obra.
 
   Relativamente ao aspeto físico de livro, existem vários pontos positivos a destacar. Para começar, o contraste do rosa, do azul e do verde com o fundo branco e os traços negros, dá um ar jovem e apelativo ao livro sem que este se torne, necessariamente, infantil. Quanto ao interior, o facto de ter letras grandes facilita a leitura, assim como algumas ilustrações que encontramos pontualmente em algumas páginas.

     Para concluir, gostaria de frisar que este poderá não ser apenas um livro para adolescentes aprenderem a encarar o período da vida que estão a atravessar como algo menos entranho, mas também para os pais tomarem consciência do quão, por vezes, pode ser difícil a vida dos jovens, e assim tentarem compreender um pouco melhor as atitudes dos seus descendentes.



Música que aconselho para acompanhar a leitura: Photograph_Ed Sheeran

3 comentários:

  1. Acho que é um livro que todos os adolescentes deviam ler. É importante sabermos que não estamos sós e que podemos contar com a ajuda de todos os nossos amigos e familiares. Mostra-nos que a adolescência é só mais uma fase da vida e que afinal pode ser simples de compreender. É um livro que quero ter!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Mariana. Gostei, de facto, de ler este livro. No fundo, as autoras tentam desmistificar um pouco este período tão conturbado que é a adolescência. É, sem dúvida, um livro que aconselho! =)

      Eliminar
  2. Gostei muito do livro,pois já li o segundo.Relata a história da vida de uma adolescente,assim já sabemos o que nos pode vir a acontecer.
    Como gostei tanto queria a que escrevessem mais um livro.😃

    ResponderEliminar