terça-feira, 28 de julho de 2015

Divulgação: Sabor de Maboque - Dinalivro

 Publicado pela Dinalivro 

Sabor de Maboque


De Dulce Braga
A Magia Africana


Sinopse: 


     Dois meses após a Revolução dos Cravos, uma jovem nascida e criada no coração de Angola passa, como de costume, as férias grandes na metrópole, desta feita, num clima de grande rebuliço, antevisão do que seria a sua existência dali em diante. Ao regressar à ainda colónia portuguesa em África, as sementes da futura guerra civil fazem-na temer pelo primeiro amor, pelos amigos, pela família e pela sua situação socioeconómica confortável. Um pouco antes da independência de Angola, a angústia condu-la ao Brasil, país em que decide esquecer a infância e a adolescência para não ter de enfrentar as cicatrizes do passado. Trinta anos depois, porém, a árvore da vida exige-lhe um resgate das suas raízes e a abertura da mala de cânfora, onde guardara as memórias da terra natal. Diário de uma luta pela sobrevivência, a saga de Dulce Braga entrelaça o dramatismo das experiências vividas com episódios pitorescos e anedóticos, conferindo à narrativa um sabor agridoce único, um sabor a Angola, um sabor de maboque.



A Magia Africana


     Dulce Braga nasce a 16 de abril de 1958 no coração de Angola, mais precisamente na Nharêa, vila da província do Bié onde também frequenta a escola primária. Uma década depois, prossegue os estudos no Colégio de Nossa Senhora da Paz, no Kuito, cidade em que permanece até concluir os dois últimos anos pré-universitários no Liceu Nacional Silva Cunha. A 26 de setembro de 1975, já em plena guerra civil, foge para o Brasil com toda a família e fixa residência em Capinas, em cuja faculdade de Economia ingressa. Cinco anos mais tarde, casada e empresária, mergulha na grande missão da sua vida: a maternidade, graças ao nascimento dos filhos, Gabriela e Marcelo. Através das histórias que lhes conta para adormecer, revisita as memórias da sua meninice africana, processo que culmina, em outubro de 2009, com o lançamento do romance autobiográfico Sabor de Maboque. Em maio de 2011, já com esta obra na sua terceira edição brasileira, recebe da Câmara Municipal de Campinas o Diploma de Mérito Literário.

2 comentários:

  1. Oi Ana!
    Parece bem interessante este livro. Nao conhecia ainda :)
    Muito legal seu blog.
    Bjks mil

    www.blogdaclauo.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cláudia! Sim, este parece ser um livro bastante interessante. Acho que vou gostar! Depois não se esqueça de vir "espreitar" a opinião sobre ele.
      Também vou ver o seu blogue :)
      Beijos!

      Eliminar