terça-feira, 27 de outubro de 2015

Opinião sobre "Fala-me de Um Dia Perfeito" - Jennifer Niven

Fala-me de Um Dia Perfeito
(Artigo de Opinião)


Autora: Jennifer Niven
Título Original: All The Bright Places (2015)
Tradução: Isabel Veríssimo
ISBN: 978-989-8775-78-8
Nº de páginas: 360
Editora: Nuvem de Tinta


Sinopse


       1 - Violet Markey vive para o futuro e conta os dias que faltam para acabar a escola e poder fugir da cidade onde mora e da dor que a consome pela morte da irmã.


     2 - Theodore Finch é o rapaz estranho da escoa, obcecado com a própria morte, em sofrimento com uma depressão profunda. Todos os dias pensa em suicidar-se. E todos os dias algo de bom o impede de o fazer.

     3 - No topo da torre da escola, a um passo de saltar, Finch vê Violet, prestes a fazer o mesmo. E salvam-se um ao outro.

      4 - Com Violet, Finch consegue finalmente ser ele próprio.

      5 - Com Finch, Violet deixa de contar os dias para passar a vivê-los, um a um, em pleno.

     6 - Mas, à medida que Violet se vai abrindo ao mundo e à vida, Finch vai-se fechando e afastando.

      7 - Agora é a ver de Violet impedir uma tragédia. Será que o amor pode salvar Finch?

     8 - Através de uma história de amor inesquecível, Jennifer Niven mostra-nos como a vida pode ser simultaneamente tão dura e tão frágil, tão doce e tão amarga.

    9 - Uma lição de vida comovente sobre uma rapariga que aprende a viver graças a um rapaz que quer morrer. Uma história de amor redentora.


Este exemplar foi-me gentilmente cedido pela Nuvem de Tinta em troca de uma opinião sincera

Opinião

     "Fala-me de Um Dia Perfeito" retrata um tema muito importante e que muitas vezes é desvalorizado - a depressão e o suicídio, em particular, na adolescência.

         Theodore Finch é um rapaz perturbado e problemático. Embora inteligente, tem atos de rebeldia que fazem os colegas etiquetá-lo como "anormal". Ao longo da história, vamos percebendo aos poucos o porquê das suas atitudes. O medo de falhar, a procura pela aceitação, a construção da personalidade, as mazelas provocadas pela separação dos pais e pela violência doméstica - todos aspetos que contribuíram para o seu estado depressivo.

        Violet Markey é uma jovem com pais preocupados. Vive numa boa casa e dá-se com as pessoas "certas" do ponto de vista social. No entanto, a morte da irmã Eleanor, a sua melhor amiga, foi um acontecimento que a marcou e com o qual tenta aprender a lidar.

     Finch e Violet conhecem-se  quando se encontram ambos prestes a saltar do campanário da escola. Embora por motivos diferentes, ambos sentem um vazio nas suas vidas.
     
    Um trabalho de geografia leva-os a conhecer os locais importantes do estado do Indiana e, com isso, aproxima-os. Finch sente que tem o estranho dever de a proteger e, à medida que se vão conhecendo melhor, é criado um clima de romance entre os dois personagens. Com o tempo, Violet começa a dar uma nova oportunidade à vida. Mas, pelo contrário, Finch continua a afundar-se em si mesmo e na sua espiral negativa.

     Os capítulos são narrados sob o ponto de vista de cada um dos jovens. Os narrados por Finch acabam por ser mais interessantes, pois proporcionam-nos alguns vislumbres da sua mente complexa e dos seus pensamentos retorcidos. Embora a parte inicial da história possa ser considerada um pouco aborrecida, a partir do momento em que se inicia a componente amorosa entre os dois jovens é despertado um novo interesse.

    A escrita da autora é simples e os personagens estão bem construídos. Esporadicamente, perdemo-nos na narrativa, pois esta torna-se um pouco confusa. Porém, penso que seria esse o intuito da autora ao tentar oferecer-nos uma perspetiva da densa e entrópica mente de Finch. Outro aspecto que achei muito interessante foi a ideia de entrelaçar com o relato alguns factos e estatísticas sobre o suicídio e sobre alguns monumentos e locais históricos do Indiana.

  Gostaria ainda de salientar mais um tópico que me cativou: o balanço entre o estado emocional/depressivo dos personagens no início e no final da trama. Constatar e comparar as diferenças - as melhorias e os agravamentos - é algo que nos faz perceber o impacto positivo/negativo que podemos ter nos outros.

     Esta história é inspirada na própria vivência da autora. De uma forma leve, apresenta-nos uma realidade muitas vezes esquecida e menosprezada. Aborda distúrbios, luto, aceitação, insegurança, limites, violência e bullying, estereótipos e vários outros assuntos delicados considerados controversos e sensíveis pela sociedade. Este é um livro que nos conduz a uma reflexão sobre o abalo causado pela perda, a repercussão dos nossos atos, a alegria das pequenas coisas e a reviravolta que causa um novo amor. Emocional e emocionante, esta é uma história belíssima que não pode perder!

 (Já está a ser preparado o guião de adaptação do livro ao cinema.)

Música que aconselho para acompanhar a leitura: Life Of The Party_Shawn Mendes

Sem comentários:

Enviar um comentário