segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Opinião sobre "YGGDRASIL - Profecia do Sangue" - MBarreto Condado

YGGDRASIL - Profecia do Sangue
(Artigo de Opinião)


Autora: MBarreto Condado
ISBN: 978-989-51-3471-7
Nº de páginas: 368
1ª Edição - Abril de 2015
Editora: Chiado Editora



Sinopse

     E se a vida como a conheces pudesse ser muito mais?

    Desde o início do tempo dos clãs, que os MacCumhaill se mantinham unidos. Família de poderosas mulheres e orgulhosos guerreiros. Tinha-lhes sido exigido um único sacrifício em troca da sua imortalidade, manter o equilíbrio entre os três mundos. E esse equilíbrio tinha sido quebrado. As portas estavam abertas facilitando a passagem de todos os seres sobrenaturais.

     Seria Maria, uma jovem estudante portuguesa acabada de chegar a Dublin, a ajuda poderosa pela qual aguardavam há tanto tempo? Conseguiria ela aceitar tudo o que lhe era pedido? Acreditar neles e lutar ao seu lado? Dividida entre o seu dever e o amor que sente pelo herdeiro do clã irá descobrir que deve seguir o seu coração, mas esse também já não é seu. Tinha-o entregue àquele homem ainda antes de lho dizer.

     Este era o início de uma nova Era... da Profecia do Sangue.


Este exemplar foi-me gentilmente cedido pela autora em troca de uma opinião sincera

Opinião

     Começo por agradecer à escritora MBarreto Condado pela oferta do livro "YGGDRASIL - Profecia do Sangue".

      A capa do livro deixa-me um pouco indecisa: gosto das cores e da paisagem, mas penso que a escolha da figura masculina não se encaixa bem em Rhenan. Embora esteja a usar os símbolos típicos de um guerreiro irlandês, as suas feições não condizem com o protagonista descrito. Penso que poderia ter sido feito um melhor trabalho na elaboração da capa, com vista a torná-la um pouco mais atrativa.

      Maria é uma jovem estudante que vai para a Irlanda com a sua melhor amiga, Rita. No aeroporto de Dublin, conhece alguns dos membros do clã MacCumhaill e sente de imediato uma forte ligação com Rhenan. Dita o destino que entre eles comece a surgir uma relação de amor forte e comovente.
   
      A par desse amor, desenvolve-se paralelamente o ingrediente mágico: a Profecia do Sangue começou e todos estão envolvidos nesta luta pelo bem... ou pelo mal. Fadas, sombras e guerreiros do clã: quem vencerá?

    É interessante ver o amadurecer de Maria à medida que se vai autodescobrindo e que vai compreendendo o seu papel na profecia de Yggdrasil. Ela é o elemento fundamental para a solução do quebra-cabeças. E, embora uma parte de mim tenha ficado ligeiramente reticente face à repentina aproximação entre ela e Rhenan, não pude manter-me indiferente ao amor puro e intenso que os une.

     O livro tem personagens que conferem suavidade à leitura, como é o caso de Fionn.  As peripécias familiares convenceram-me completamente! O humor depositado, principalmente nesta personagem, conduziu-me a umas boas gargalhadas. Penso que a autora poderia ter aprofundado um pouco mais algumas das personagens secundárias, nomeadamente a de Rita. O foco da ação poderia descentralizar um pouco do casal principal e ser intercalado com outras cenas.

    Constata-se algum descuido ao nível da revisão e da construção dos diálogos. Quando os personagens estão em grupo, por vezes, torna-se difícil diferenciar a atribuição das falas. A narrativa poderia ter decorrido de forma um pouco mais lenta. Em alguns momentos senti que a história ganharia se não avançasse tão rapidamente e se as cenas fossem melhor aprofundadas. Todavia, essas falhas são colmatadas pela criatividade usada na conceção da profecia. O fim foi um pouco abrupto, mas creio que tal se justifica com a existência de uma continuação da saga.

   Gostei da componente mágica da narrativa. É clara a influência da mitologia nórdica e, para mim, esse é um dos pontos mais fortes do livro. "YGGDRASIL - Profecia do Sangue" conseguiu transportar-me para os cenários retratados, algo que aprecio imenso no género de literatura fantástica (e não só!). Confesso que acabei por me render à história. Uma leitura leve que nos guia para um distante mundo mágico de fadas, sombras e profecias. Fiquei com vontade de ler a continuação!


 Música que aconselho para acompanhar a leitura: Ella Henderson_Glow

Sem comentários:

Enviar um comentário