terça-feira, 29 de dezembro de 2015

25 Questões ao Criador - Conhecendo melhor... Carina Portugal

Biografia:

     Carina Portugal nasceu em Cascais, a 19 de Junho de 1989, e vive actualmente na Amadora. Licenciou-se em Biologia (ramo de Biologia Molecular e Genética), pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
     Apaixonada pelo género Fantástico, publicou contos em várias antologias, entre as quais: Vollüspa, com “O Acorde das Almas” (HM Editora, 2012); A Fantástica Literatura Queer, com “Duas Gotas de Sangue e um Corpo para a Eternidade” (Tarja Editorial, 2012); Trëma, com o conto “O Cais do Poeta” (2012); Dragões, com o conto “A Alma dos Mil Nomes” (Editora Draco, 2012); recentemente participou na Antologia Fénix de Ficção Científica e Fantasia, V. II e III, com os contos “Já Sinto” e “Frio, cada vez mais Frio”, respectivamente (2013).
     Participou em algumas webzines, como a Revista Abismo Humano (2010) e a Nanozine (2012). Para além disso, publicou os e-books “Os Passos dos Destino”, em co-autoria com a escritora Carla Ribeiro (2009), “O Retrato da Biblioteca” (2012), “Poesia Dispersa V.I” (2013), “Duas Gotas de Sangue e um Corpo para a Eternidade” (re-edição, 2013) e “Coração de Corda” (2013) (noveleta nomeada na categoria de Ficção Fantástica em Conto, dos Prémios Adamastor do Fantástico), entre outros.

     Actualmente colabora no projecto Fantasy & Co., dedicado à publicação e divulgação de contos de jovens escritores portugueses.

(Biografia retirada do blogue da autora, "As Ameias do Crepúsculo": http://asameiasdocrepusculo.blogspot.pt/)

Começo por deixar aqui o meu agradecimento à Carina por ter aceite responder a esta entrevista e por toda a simpatia e sinceridade com que enfrentou este pequeno desafio.

Entrevista:

Dream Pages (D.P.): 1_Quando começou a escrever?
    Carina Portugal (C.P.): O meu gosto pela escrita começou aos 10 anos, simultaneamente com o gosto pela literatura fantástica. A ideia de criar mundos e vidas imaginárias fascinou-me.

D.P.:2_Em que contexto surgem os seus livros? 
   C.P.Os meus livros surgem num contexto simples: o de puramente pôr por escrito as ideias que me surgem e que considero fantásticas (por norma são mais fantásticas enquanto estão dentro da cabeça e não no papel). 

D.P.:3 - Sente-se realizada disponibilizando-os online? Pensa na possibilidade de os vir a publicar em formato de livro físico?
   C.P.:O que me deixa realizada é a leitura dos livros por um certo público, não tanto o formato dos mesmos, e é por isso que também não me importo de os disponibilizar gratuitamente.

D.P.: 4_De onde vêm as suas personagens? 
    C.P.Tento fazê-las diferentes umas das outras, de modo a caracterizarem-se a si mesmas, com a sua vida própria.

D.P.: 5_Identifica-se com alguma delas?
     C.P.Apesar de algumas personagens terem um pouco de mim, não há nenhuma com a qual me identifique realmente. 

D.P.: 6_Como lida com as críticas ao seu trabalho?
    C.P.Por norma lido bem com as críticas. O que realmente não gosto de ver são críticas destrutivas, seja a que tipo de trabalho for (penso nunca ter tido nenhuma dirigida a mim, mas já vi muitas destinadas a outros escritores). O ideal numa crítica é ser construtiva, independentemente de ser negativa, positiva ou neutra.

D.P.: 7_Tem algum ritual de escrita? 
    C.P.Não tenho nenhum tipo de ritual… mas uso o bloco de notas do telemóvel para escrever enquanto caminho, assim como quando ando de autocarro.

D.P.: 8_Para além de escrever, qual é o seu maior talento?
   C.P.O meu segundo maior talento é procrastinar, se não me falha a memória. É algo extremamente útil quando se trata de lavar a loiça e arrumar o quarto. E é também a maldição de qualquer escritor.

D.P.: 9_Considera a escrita uma necessidade ou um passatempo?
   C.P.Para mim a escrita é ambas as coisas. Mesmo que tenha outro tipo de passatempos, não consigo passar muito tempo sem escrever. É uma espécie de vício.

D.P.: 10_Prefere ler ou escrever?
   C.P.Não tenho preferência entre eles, adoro ambos. Para além disso, o primeiro, por norma, é necessário no aperfeiçoar do segundo.

D.P.: 11_O que pensa que seria do mundo sem livros?
   C.P.Seria, com certeza, um mundo muito mais pobre em termos de imaginação e cultura.

D.P.: 12_Qual é o seu escritor favorito?
    C.P.Não sei o que é ter um escritor favorito, porque os meus são vários: desde Juliet Marillier, a Robin Hobb, passando por Robin Cook e Agatha Christie, entre outros. São escritores cujas obras me envolvem de tal forma que se tornam inesquecíveis.

D.P: 13_Qual é o seu livro preferido?
    C.P.Tal como acontece com os escritores, não tenho um livro favorito. Mas posso dizer que entre os muitos de que gosto estão os três primeiros livros da saga de Sevenwaters, a série Harry Potter, O Senhor dos Anéis e A Saga do Assassino, entre outros.

D.P.: 14_Prefere o livro ou o filme?
    C.P.: Nunca me aconteceu gostar mais do filme do que do livro, e houve somente em caso em que gostei igualmente de ambos, que foi com os livros/filmes de “O Senhor dos Anéis”.

D.P.: 15_Qual é a sua música preferida? 
    C.P.Aqui está outro caso em que não tenho preferência por uma só música.

D.P.: 16_Costuma ouvir música quando está a escrever?
   C.P.: Gosto particularmente de ouvir música clássica enquanto escrevo.

D.P.: 17_É fácil conciliar a escrita com o seu trabalho e a sua vida? Como é que uma "mulher da ciência" se apaixona pela escrita?
    C.P.Antes de saber sequer se seria uma “mulher da ciência”, já gostava imenso de escrever, no entanto por vezes é bastante difícil conciliar a escrita com o trabalho, principalmente. O cansaço não é amigo da escrita.

D.P.: 18_Qual é a sua citação favorita?
    C.P.“We're all mad here”, Alice's Adventures in Wonderland, por Lewis Carol. Considero-a uma óptima definição para o mundo em que vivemos.
  
D.P.: 19_Tem um blogue. De onde surgiu “As Ameias do Crepúsculo”?
   C.P.: “As Ameias do Crepúsculo” surgiu da minha necessidade de criar um local onde pudesse partilhar os meus textos mais pequenos, maioritariamente poemas. É um cantinho que qualquer um pode visitar e deixar a sua opinião. Não que tenha muitas visitas, o pobrezinho.

D.P.: 20_Está a trabalhar em novos projetos? O que podem os leitores esperar para o futuro?
     C.P.Actualmente não ando a trabalhar em nenhum novo projecto. Mas espero ter tempo para um dia pegar em alguns que tenho pendentes, quando estiver mais inspirada.

D.P.: 21_Onde podem os leitores adquirir os seus livros?
    C.P.Como a maioria está disponível online, não é particularmente difícil adquiri-los. Alguns deles podem ser obtidos aqui: https://www.smashwords.com/profile/view/letoofthecrows, e alguns contos meus podem ser lidos no site do projecto Fantasy&Co., no qual colaboro com outros escritores portugueses, e onde estão também disponíveis para download: https://fantasyandco.wordpress.com/indice-de-contos/.

D.P.: 22_Alguns conselhos para os novos escritores?
     C.P.Escrevam, leiam, escrevam, leiam, escrevam mais e continuem a ler. Ajudará muito a desenvolver um sentido crítico e a compreender a melhor forma de expressarem as vossas ideias.

D.P.: 23_E, por fim, qual é para si o maior segredo do Universo?
     C.P.A imaginação!






Para mais informações e para poder seguir o trabalho da escritora, visite a sua página no Facebook: https://www.facebook.com/Carina-Portugal-178986332126267

Sem comentários:

Enviar um comentário