domingo, 20 de dezembro de 2015

Opinião sobre "Senhores da Noite" - Carla Ribeiro

Senhores da Noite
(Artigo de Opinião)


Autora: Carla Ribeiro
ISBN: 978-989-8070-47-0
Nº de páginas: 160
Editora: Fronteira do Caos Editores


Sinopse

     Possuem o dom da imortalidade. Controlam as forças da magia com o poder da sua vontade e, com base na imunidade à morte, subjugaram a humanidade. Têm, contudo, uma fraqueza: vivem em guerra constante.

     Moranius Sinister é o mais antigo dos imortais, único sobrevivente de um tempo em que a sua raça vivia sob as leis de um império. No presente, contudo, são já escassos os imortais e todos eles desejam o poder dos seus semelhantes. Para conquistar as suas ambições, Moranius vê-se obrigado a, juntamente com a sua amante, Deletress Aventra, conceber um plano que lhe permita eliminar do seu caminho os restantes imortais, apesar de todas as revelações ainda ocultas no tempo.


Este exemplar foi-me gentilmente cedido pela Fronteira do Caos Editores em troca de uma opinião sincera

   Opinião

     Agradeço à Fronteira do Caos o gentil envio do livro "Senhores da Noite".

     Predominada por tons escuros e figuras misteriosas, a capa começa por despertar no leitor uma sensação de curiosidade sobre o conteúdo do livro.

     "Senhores da Noite" gira em torno de uma lenda. Os Imortais são seres que competem entre si pela sobrevivência, pois o último vivo será detentor de um poder inimaginável.

     Moranius Sinister é o mais antigo dos Imortais. Deletress e Arcania Aventra são duas irmãs, gémeas, separadas por intrigas do passado. Neste mundo onde nada é o que parece, estes seres ceifam a vida dos seus semelhantes em troca do poder e da supremacia, numa luta inconstante pelo título de "Senhor da Noite". Quem sairá vencedor?

     Os personagens chocaram-me pela sua frieza e crueldade. São calculistas e impiedosos, movendo-se cegamente em torno dos seus objectivos. Não olham a meios na altura de conseguirem o que querem, recorrendo inclusive a métodos de tortura para obterem informações. Os humanos, comuns mortais, apenas têm lugar neste mundo como escravos destes seres soberanos. O sadismo e desprezo com que são tratados reflete a maldade e a insensibilidade dos Imortais.

     O passado dos personagens vai sendo revelado de forma sequencial, paralelamente ao relato dos acontecimentos, permitindo ao leitor compreender melhor as suas motivações. Acho que este sistema, que se assemelha a flahsbacks, resulta muito bem neste contexto.

     Gostei especialmente dos nomes dos personagens e dos locais descritos no livro. São nomes que primam pela originalidade e solenidade. No entanto, há alguns aspectos que considero menos bons: algumas palavras e expressões são demasiadamente repetidas, principalmente no início do livro; o final, embora surpreendente, é, de certa forma, abrupto - a facilidade com que tudo acontece é um pouco forçada - , poderia ter sido mais explorado.

     As revelações são feitas nos momentos certos, prendendo o leitor através do ímpeto de desvendar os mistérios que o livro esconde. Tirando os pormenores anteriormente citados, a escrita é cativante e compele o leitor a continuar nesta fantasia onde predominam seres do universo fantástico. Porém, não posso deixar de notar que, por vezes, achei a leitura ligeiramente cansativa.

Como já referi, o final é imprevisível e agradou-me singularmente. Este é um livro que recomendo, principalmente, aos fãs de fantasia. Foi escrito por uma portuguesa, Carla Ribeiro, a quem parabenizo pela concepção deste mundo tão sádico como sedutor. Uma boa leitura!

 Música que aconselho para acompanhar a leitura: Lithium_Evanescence

Sem comentários:

Enviar um comentário