quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Opinião sobre "Sonho de Liberum" - Susana C. Júdice

Sonho de Liberum
(Artigo de Opinião)


Autora: Susana C. Júdice
ISBN: 978-989-51-5248-3
Nº de páginas: 392
Editora: Chiado Editora


Sinopse


    Preparada para se tornar líder do Reino de Essentia, Gweniver vê a sua vida invadida por uma profecia tornada realidade: ela é a escolhida, com ligação aos cinco elementos mágicos e o principal alvo de Galium, um rei maléfico obcecado em impedir o cumprimento da profecia.

      Do meio do caos surge Dominic, um misterioso soldado determinado a proteger Gweniver, até com a própria vida. Juntos vão tentar desvendar a localização das flechas mágicas, enfrentando perigos inimagináveis com a missão de derrotar a ditadura de Galium.

     O amor que cresce entre ambos poderá ser a salvação ou a perdição da profecia e, ainda, a morte de Gweniver...


Este exemplar foi-me gentilmente cedido pela autora em troca de uma opinião sincera

Opinião

      Começo por agradecer à autora, Susana C. Júdice, que me propôs esta leitura, enviando-me um exemplar do seu livro, "Sonho de Liberum".

     A história começa no dia do décimo oitavo aniversário de Gweniver, quando a jovem princesa de Essentia se prepara para se apresentar ao seu povo. No entanto, o palácio é invadido por soldados de Galium, o malvado governante do mágico reino de Liberum  e que quer destruir Essentia. Gweniver vê-se obrigada a fugir, ajudada por um dos soldados de Galium, Dominic, que jura protegê-la.

      Uma profecia - uma criança com ligação aos cinco elementos irá acabar com o reinado de terror e libertar Liberum. Um amor arrebatador. Pistas que precisam de ser decifradas e que conduzem a reinos maravilhosos. Muita coragem, perigo, persistência e altruísmo, numa jornada pela vitória e pela liberdade. Conseguirá Gweniver reunir as cinco flechas mágicas e salvar o povo de Liberum?

      Este é um livro do género fantástico, onde predomina a magia e o perigo. Apesar de ser um tema várias vezes explorado, eu continuo a gostar de livros que envolvam profecias, e este não foi excepção.

     Gweniver é uma jovem que vê a sua vida mudar drasticamente. No centro da profecia, sente toda a esperança e responsabilidade que as pessoas nela depositam. Não foi uma protagonista com a qual tenha criado particular empatia, mas apreciei, sem dúvida, o empenho e o altruísmo que colocou na sua missão. Preferi a personagem de Dominic, um soldado revoltoso que se insurge contra Galium, defendendo aquilo em que acredita. Gostava de ter sabido mais sobre o seu passado e sobre as ações que lhe valeram o lugar de braço direito do rei de Liberum.

     O que mais gostei no livro foi a fase de descoberta dos reinos e da obtenção das flechas mágicas. A divisão dos elementos por reinos e as figuras dos magos ou feiticeiras correspondentes a cada um foi, na minha opinião, um dos pontos altos do livro. O decifrar das pistas conseguiu cativar por completo a minha atenção. Dei por mim na ânsia de saber como seriam os reinos e quais as armadilhas ainda destinadas aos protagonistas.

    As personagens secundárias que a autora criou, nomeadamente os habitantes de cada reino mágico, também foram peças interessantes na história, aliviando um pouco a tensão do enredo principal. Magnus, o mago do elemento espírito, foi um personagem que me agradou particularmente pela sua sapiência e perseverança. Já Galium, o grande vilão, é um personagem atormentado que demonstra o quão a personalidade e o caráter da pessoas é dependente do ambiente em que são criadas.

     A revisão deveria ter sido um pouco mais cuidada, pois o livro apresenta repetições desnecessárias e até alguns erros de ortografia. Além disso, penso que a história teria ganho muito em termos de conteúdo se o passado de alguns dos personagens tivesse sido melhor explorado, bem como o confronto final, que poderia ter sido mais aprofundado.

    Uma jornada rumo à liberdade, perigo constante, amor e muita magia - "Sonho de Liberum" é, assim, uma leitura leve e agradável que proporciona bons momentos de sonho. Gostei!

 Música que aconselho para acompanhar a leitura: Magic_Coldplay

Sem comentários:

Enviar um comentário