quarta-feira, 9 de março de 2016

Opinião sobre "Elfanos - O Legado" (Elfanos #1) - Dud@

Elfanos - O Legado
(Elfanos #1)
(Artigo de Opinião)


Autora: Dud@
ISBN: 978-1523371433
Nº de páginas: 312
Editora: Capital Books


Sinopse


    Joana pensa que tem uma vida normal. Até que um estranho homem aparece e desestabiliza tudo. De repente, aquilo que pensava saber sobre os seus pais não condiz com a verdade. Nem aquilo que pensava saber sobre os seus amigos mais íntimos...

     Obrigada a escolher entre o seu mundo, a família mais próxima e os amigos, ou acompanhar Marcus para um lugar desconhecido e mágico, Joana vê-se uma encruzilhada que mudará definitivamente a sua vida e daqueles que a rodeiam.

Uma rapariga que é a salvação ou a maldição.
Um guarda com uma missão ambiciosa.
Um grupo de amigos unidos.
Um povo desesperado por mudança.
Uma rainha sem voz para se impor.
Um rei iludido com uma utopia,
Um reino dividido sem razão.
Um mundo caído na guerra.
Bem-vindo às Terras Brancas, no Reino de Elfanos, no Mundo Antigo.


Este exemplar foi-me gentilmente cedido pela autora em troca de uma opinião sincera

Opinião


      Fui contactada pela autora, Dud@, para que divulgasse e escrevesse uma crítica sobre o seu novo livro no blogue. E, como tenho uma política de apoio a autores portugueses, aceitei de bom grado a oportunidade de conhecer mais uma jovem escritora. E ainda bem que o fiz, pois "Elfanos - O Legado" foi uma boa leitura que, mais uma vez, prova a necessidade do reconhecimento e do apoio que deveríamos dar aos nossos autores nacionais.

     Gostei muito da capa deste livro! Os tons escuros e a figura feminina dão um ar misterioso ao livro e cativam o olhar do leitor. Além disso, é extremamente fiel à história (até tem o pormenor das orelhas!).

    Joana Hereros é uma adolescente de dezassete anos com os comuns problemas inerentes a uma jovem da sua idade - sente-se incompreendida pelos pais e tem de se confrontar com os problemas dos amigos. Tudo muda quando conhece Marcus, um elfo puro-sangue das Terras Brancas, no Reino de Elfanos, no Mundo Antigo, cuja missão é escoltá-la para que se torne na futura rainha das Terras Brancas.

     A história não se foca apenas na protagonista: os seus amigos - Patrícia, Tânia, Luís, Gonçalo e, posteriormente, Marcus e Matriz - são também uma componente ativa na narrativa, o que acaba por conferir um certo equilíbrio entre a fantasia e a realidade. É notório o esforço feito pela autora para transportar problemas da vida real para as personagens, abordando assim questões de caráter mais sério e complexo. Outro ponto positivo relativamente ao núcleo das personagens é a diversidade de personalidades que, apesar das disparidades, não coloca em causa a amizade verdadeira que as une.

     Como aspetos menos positivos, tenho a apontar a revisão pouco cuidada - existem vários erros que poderiam facilmente ter sido corrigidos -, e algumas repetições que cortam a fluidez da leitura. Confesso que, por vezes, a achei inclusive um pouco cansativa, apesar do rol de acontecimentos constante que não deixa a história morrer. Algumas coisas acontecem de forma demasiado rápida, o que torna alguns episódios poucos reias. No entanto, na fantasia tudo pode acontecer...

     Em contrapartida, gostei muito do mundo místico criado pela autora - a escolha dos elfos como protagonistas, a criação de um outro mundo, com outras espécies e ideias, e todos os mistérios que envolvem o passado das personagens conseguem, sem dúvida, prender a atenção do leitor. A linguagem utilizada pelas personagens é muito natural, própria de um grupo jovem de amigos, recorrendo muitas vezes ao calão. São várias as situações que nos fazem rir, tornando-se fácil a empatia do leitor com estes amigos.

    O final revelou-se surpreendente, deixando o leitor ansioso pela continuação de "Elfanos". Leve e cativante, este livro transporta-nos para um universo paralelo cheio de fantasia e de criaturas místicas. Gostei!

 Música que aconselho para acompanhar a leitura: Call Me Maybe_Carly Rae Jepsen (cover de Boyce Avenue)
(https://www.youtube.com/watch?v=CAIsqvK1Pr0)

Sem comentários:

Enviar um comentário