terça-feira, 22 de março de 2016

Opinião sobre "Fome" - Raul Minh'alma

Fome
(Artigo de Opinião)


Autor: Raul Minh'alma
ISBN: 978-989-51-4248-4
Nº de páginas: 200
Editora: Chiado Editora


Sinopse

     Assim como o corpo, a alma também precisa de se alimentar. Dona de um apetite impaciente e subtil, se não encontra o que procura, devora-nos por dentro. Consome-se e consome-nos. É preciso saciá-la com o gesto indicado, com as palavras certas, com a mensagem que a acalme e lhe dê motivação para nos deixar viver. Porque ela é feita de tudo isto, e tudo isto é vontade, tudo isto é necessidade, tudo isto é fome.

Este exemplar foi-me gentilmente cedido pela Chiado Editora em troca de uma opinião sincera


Opinião


     Começo por agradecer à Chiado Editora pelo gentil envio do livro.

     Já sigo há algum tempo o trabalho de Raul Minh'alma através da sua página do Facebook, e foi o sentimento e a verdade que costumo encontrar nos seus textos que me fez desejar "Fome".

     Confesso que adorei a capa do livro. A ideia, o design, as cores - tudo de tal forma bem pensado que consegue captar instantaneamente a atenção do leitor. Também achei o título bastante sugestivo, corroborado através da explicação apresentada na sinopse. Todos os elementos exteriores se conjugam para captarem a atenção, mas é sem dúvida o interior que consegue prendê-la.

    "Fome" é uma coletânea de 500 frases, pequenas reflexões sobre a vida, o amor, a amizade, a confiança, o tempo, as desilusões e muitos outros temas. As frases estão numeradas, facilitando a rápida localização das preferidas. Foram vários os números que apontei para reler mais tarde e partilho convosco uma das minhas prediletas:
"A insanidade da tua mente é a pureza da tua arte."

     A escrita é pejada de trocadilhos que, por diversas vezes, me puseram um sorriso nos lábios pela mestria com que o Raul manuseia e brinca com as palavras de uma forma tão simples, delicada e, simultaneamente, tão bonita. É notória a paixão colocada em cada conselho/lição. A leitura é leve e fluída, apesar da seriedade exigida por alguns dos temas. É possível encontrar a rima em algumas das mensagens mas, na minha opinião, essas acabam por ser as menos bem conseguidas, uma vez que que soam um pouco forçadas.

    Pontualmente, é possível encontrar algumas ilustrações de Paula Queirós que conferem uma certa leveza ao livro, embelezando visualmente as palavras.

    Este é um livro para ser lido com calma, pois exige uma conveniente apreciação das mensagens que o autor pretende transmitir - todas as frases merecem um momento de meditação e devem ser interiorizadas. Cada palavra carece de degustação. "Fome" é, assim, um livro interessante, absorvente e que cumpre aquilo a que se propõe - alimenta-nos a alma. Esta é mais uma obra que demonstra o grande valor dos escritores portugueses. Gostei muito e recomendo!


 Música que aconselho para acompanhar a leitura: You And Me_Lifehouse

Sem comentários:

Enviar um comentário