segunda-feira, 6 de junho de 2016

Opinião sobre "A Linguagem Secreta das Irmãs" - Luanne Rice

A Linguagem Secreta das Irmãs
(Artigo de Opinião)


Autora: Luanne Rice
Título Original: The Secret Language Of Sisters (2016)
Tradução: Alexandra Cardoso
ISBN: 978-989-754-237-4
Nº de páginas: 328
Editora: Marcador


Sinopse


     Quando Ruth Ann (Roo) McCabe, ao volante do seu carro, responde a uma mensagem de texto, no telefone, a sua vida, tal como era até então, termina. O carro capota e Roo acaba numa cama de hospital, paralisada. Silenciosa.
Todos pensam que está em coma, mas Roo tem síndrome de encarceramento - consegue ver, ouvir e compreender tudo à sua volta, mas ninguém sabe. Está presa dentro do seu próprio corpo, gritando para ser ouvida

      Mathilda (Tilly) é a irmã de Roo e a sua melhor amiga. Foi ela quem enviou a mensagem de texto a Roo e, inadvertidamente, causou o acidente. Tilly tem agora de lidar com a sua culpa avassaladora e com os seus sentimentos crescentes pelo namorado de Roo, Newton - a única pessoa que parece perceber aquilo que Tilly está a passar.

     Mas Tilly pode ser a única pessoa capaz de resolver o mistério da situação da sua irmã - aquela que consegue ver a verdade através do silêncio de Roo.
De alguma forma, através da medicina ou dos milagres, será que ambas as irmãs vão encontrar uma maneira de recuperar?

Este exemplar foi-me gentilmente cedido pela Marcador em troca de uma opinião sincera

Opinião

      Começo por agradecer à Marcador pelo gentil envio deste livro.

     "A Linguagem Secreta das Irmãs" é um daqueles livros que conquista logo pela capa - e cuja sinopse vem reforçar a vontade imediata de principiar a leitura. Atraiu-me particularmente neste livro a premissa inicial: o síndrome de encarceramento. A verdade, é que tentar perceber como será estar preso do próprio corpo me despertou imenso a curiosidade.

      Ruth Ann McCabe, Roo, é uma jovem de 16 anos que vive no Connecticut e tem um futuro promissor à sua espera. É bonita, inteligente, possui um talento natural para a fotografia e um namorado que a adora. Mathilda, Tilly, é a sua irmã mais nova, de 14 anos, e está habituada a viver na sombra de Roo - nunca se destacou em nada, não tem uma beleza estonteante e não se acha singularmente inteligente ou interessante. No entanto, estas duas irmãs têm uma relação de grande proximidade e amizade. Confiam uma na outra e protegem-se mutuamente.

    O livro começa logo com o acontecimento dramático: Roo ia a conduzir e, ao responder a uma mensagem de Tilly, despista-se e tem um grave acidente. No hospital, após uma convulsão, fica num estado paralítico - e os médicos decretam o estado de coma. Neste período, os capítulos narrados por Roo são especialmente cativantes, porque ela consegue ver e ouvir o que se passa à sua volta, mas não consegue comunicar - está presa dentro do próprio corpo. Porém, apesar de, como disse, ter gostado muito destes capítulos, penso que a autora poderia ter transmitido mais algum medo, desespero e frustração na Roo, porque, imagino, deverá ser realmente angustiante sentir-se incapacitado desta forma (principalmente para uma jovem de 16 anos).

    Newton, o namorado de Roo, também assume um papel fundamental em toda a história. Apesar de algumas atitudes mais reprováveis, é fácil perdoá-lo devido à conjuntura geral da trama. É um rapaz esforçado e, mesmo que tenha feito algumas asneiras, gostei dele. Slater também se revela bastante importante - é, basicamente, o suporte de Tilly.

    Luanne alia um tema interessante a uma escrita aliciante - este livro está, de facto, muito bem escrito. Com um vocabulário adequado e cuidado, e personagens com uma agradável densidade psicológica, "A Linguagem Secreta das Irmãs" cativou-me também por apresentar ação paralela à situação de Roo - nomeadamente, a dura superação de Tilly e a história de Martha Muirhead.

      O livro é narrado sob os pontos de vista das duas irmãs, alternadamente - no entanto, apesar dos de Tilly serem bastante interessantes - a forma como se torna difícil para ela lidar com a situação da irmã e com a culpa que sente - a verdade é que preferi sempre os capítulos narrados sob a perspetiva de Roo. Acho que, sendo ela a principal lesada, é quem consegue transmitir com maior fidelidade os sentimentos e as sensações - a constante antítese entre a esperança e o desalento.

    Existe uma importante lição - relacionada com a troca de mensagens durante a condução  - subjacente ao livro, pelo que este constitui também uma medida de consciencialização, uma vez que, na minha opinião, é improvável conseguirmos ler este livro sem nos colocarmos no papel da Roo e sem imaginarmos a sensação de impotência que deverá ser estarmos presos dentro do nosso próprio corpo, sem sabermos como comunicar com exterior.

     "A Linguagem Secreta das Irmãs" conduz-nos por importantes reflexões e coloca-nos numa posição que aprecio bastante - o que faria no lugar das personagens e, sobretudo, no lugar da Roo? O livro mostra-nos a efemeridade da vida e o quão depressa os planos e as prioridades mudam, e a relação entre duas jovens irmãs que, de um momento para o outro, veem as suas vidas completamente mudadas, mas que nem sempre precisam de palavras para comunicar. Gostei realmente deste livro! Foi uma excelente leitura!

 Música que aconselho para acompanhar a leitura: Cold Coffee_Ed Sheeran
(https://www.youtube.com/watch?v=dyl3HS1xHlo)

Sem comentários:

Enviar um comentário