quarta-feira, 27 de julho de 2016

Opinião sobre "Anexos" - Rainbow Rowell

Anexos
(Artigo de Opinião)


Autora: Raibow Rowell
Título Original: Attachments (2011)
Tradução: Fernanda Semedo
ISBN: 978-989-710-249-3
Nº de páginas: 368
Editora: Chá das Cinco


Sinopse


      Beth e Jennifer sabem que alguém está a monitorizar os seus e-mails de trabalho (toda a gente na redação sabe, é política da empresa). Mas, mesmo assim, não conseguem levar os avisos a sério. Insistem em enviar uma à outra e-mails hilariantes e intermináveis, em que discutem tudo sobre as suas vidas privadas.

     Lincoln O’Neill não acredita no seu novo trabalho – ler os e-mails de outras pessoas. Quando se candidatou para “supervisor de segurança na Internet” imaginava-se a combater a pirataria ou a construir firewalls – e não a escrever relatórios entediantes sempre que um jornalista envia uma piada porca.

     Um dia Lincoln depara-se com a correspondência de Beth e Jennifer e, apesar de saber que não a deveria ler, é incapaz de resistir às histórias cativantes. Quando finalmente se apercebe de que está perdidamente apaixonado por Beth, já é tarde demais para se apresentar.

     Como conseguiria ele sequer explicar?

Este exemplar foi-me gentilmente cedido pela editora Chá das Cinco em troca de uma opinião sincera

Opinião

       Começo por agradecer à editora Chá das Cinco pelo gentil envio de "Anexos".

      Embora este já seja o terceiro livro de Rainbow Rowell publicado em Portugal, "Anexos" foi a minha estreia com a autora, e tenho a dizer que fiquei agradavelmente surpreendida! Numa bonita edição, este livro proporcionou-me bons momentos de leitura e até algumas gargalhadas!

      Estamos em 1999, numa época em que a internet é a grande novidade e, na redação do jornal The Courier, os funcionários sabem que não devem utilizar a sua conta de e-mail de trabalho para assuntos pessoais, pois os e-mails são monitorizados.

    Lincoln O'Neill, um jovem de vinte e oito anos, é o encarregue de controlar as mensagens marcadas com bandeira vermelha e avisar os seus intervenientes. Apesar de insatisfeito por se imiscuir nos assuntos e nas vidas de outras pessoas, Lincoln dá por si absorto nos e-mails trocados por Jennifer Scribner-Snyder e Beth Fremont, duas amigas que trabalham no The Courier. Aquilo que era apenas pura curiosidade - sob a desculpa de ser pago exatamente para ler os e-mails dos trabalhadores do jornal - depressa se transforma num compulsivo interesse que o leva, praticamente, a viver dependente das mensagens. Não obstante, Lincoln começa a nutrir sentimentos por Beth, uma jovem crtítica de cinema, inteligente, com uma personalidade doce e com um excelente sentido de humor, mas que tem namorado.

    Quando já é demasiado tarde e admite que está apaixonado por Beth, apercebe-se de que não sabe como se aproximar sem que o peso do seu trabalho e do facto de conhecer demasiado sobre ela - de forma pouco ética - interfiram na possibilidade de virem a desenvolver um relacionamento. O que poderia dizer-lhe que não a afastasse? De que forma poderia explicar-lhe o modo como agira?

     Gostei do facto de "Anexos" não se focar apenas na componente romântica - na verdade, Lincoln e Beth nem se conhecem na maior parte do livro. Existe um rol de várias outras personagens que, embora aparentemente desempenhem um papel secundário, contribuem para o sentido geral da trama, e dão-lhe profundidade. Os e-mails trocados entre Beth e Jennifer são a parte mais divertida da história. Todavia, para além do humor - por vezes negro - presente neles, são também abordados assuntos de cariz mais sério e complexo, como a insegurança numa relação, o casamento e a gravidez. As várias referências a pessoas, bandas e filmes famosos que podemos encontrar nas mensagens trocadas são mais um elemento que medeia a aproximação entre as personagens e o leitor.

      Lincoln é um homem com poucas faculdades sociais e com dificuldade em exprimir os seus sentimentos. A caminho dos trinta anos, ainda vive com a mãe e atormenta-se com a relação falhada do secundário que, aliada a um trabalho eticamente questionável e que não o faz sentir realizado, lhe incute uma grande dose de insegurança. Mesmo assim, gostei bastante de Lincoln! Claro que, o facto de ele também ser um aficionado por livros, naturalmente contribui para tal. Mas foi o seu lado mais vulnerável e tímido, e o romantismo presente no ideal de não existir necessidade de conhecermos a aparência de uma pessoa para nos apaixonarmos por ela, que me conquistou.

    Beth e Jennifer são personagens muito reais, com preocupações que as atormentam e problemas para solucionar. São mulheres inteligentes e que possuem uma faceta mais humanizada. Agradou-me o facto de as personagens de Rainbow serem muito humanas: erram e têm defeitos e, por muito que lhes custe, acabam por aceitá-los.

     Penso que o final poderia ter sido melhor explorado, pois foi um pouco apressado, principalmente tendo em conta todo o desenvolvimento que nos conduziu até ele. Mesmo assim, e apesar do factor previsibilidade, fiquei  contente com o desfecho de todas as personagens.

     A escrita é sempre bastante agradável e a leitura é geralmente leve e fluída. Na minha opinião, algumas das cenas iniciais foram ligeiramente aborrecidas. Mas Rainbow conseguiu encaminhar a história numa direção que, embora possa ser considerada algo improvável e até caricata, satisfaz pelo lado carinhoso, simples e divertido. Os capítulos são pequenos e alternam entre os e-mails de Jennifer e Beth e a vida de Lincoln.

     "Anexos" é um livro descontraído, de leitura fácil e aprazível, e que nos faz acreditar na força das palavras e no amor antes da primeira vista. É o romance entre duas pessoas que, na maior parte da trama, nem se conhecem. É uma história ternurenta que nos faz refletir sobre a pressão da sociedade sobre os jovens adultos, relativamente à carreira e aos relacionamentos. "Anexos" deixou-me com vontade de conhecer outros trabalhos de Rainbow Rowell. Aconselho!

 Música que aconselho para acompanhar a leitura: Cold Coffee_Ed Sheeran

Sem comentários:

Enviar um comentário