sexta-feira, 1 de julho de 2016

Opinião sobre "O Erro" (Off-Campus #2) - Elle Kennedy

O Erro
(Off-Campus #2)
(Artigo de Opinião)


Autora: Elle Kennedy
Título Original: The Mistake (2015)
Tradução: Ester Cortegano
ISBN: 978-989-665-097-1
Nº de páginas: 368
Editora: Suma de Letras Portugal


Sinopse


      John Logan, universitário, pode ter as mulheres que quiser. Para esta estrela do hóquei a vida é um desfile de festas e engates. No entanto, por trás do seu sorriso matador e charme descontraído esconde-se um desespero crescente sobre o que terá de enfrentar depois de terminar o curso. Um encontro escaldante com a caloira Graça Ivers é, de facto, a distracção de que ele precisa. Mas, quando um erro impensado a afasta, Logan resolve gastar o seu último ano a provar-lhe que vale a pena uma segunda oportunidade.

     Agora terá de apostar mais alto...

   Depois de um ano como caloira, Grace está de volta à Universidade de Briae, mais velha, mais madura. E já não é a borboleta tranquila que era quando se envolveu com John. Se Logan espera que ela implore e rasteje a seus pés como todas as outras conquistas, pode esperar sentado. Quer tê-la de volta? Vai ter de trabalhar para isso. Desta vez, é Grace quem vai ao volante... e ela tenciona guiar de forma selvagem.

Este exemplar foi-me gentilmente cedido pela Suma de Letras em troca de uma opinião sincera

Opinião

       Começo por agradecer à Suma de Letras pelo gentil envio do livro.

     Depois de "O Pacto" - onde conhecemos a história de Hannah Wells e Garret Graham -, Elle Kennedy volta a dar cartas com "O Erro", protagonizado por John Logan e por Grace Ivers. Este livro, apesar de não criar um impacto semelhante ao primeiro, consegue cativar e deixar o leitor expectante pelo próximo volume da série!


       Gosto muito da capa de "O Erro", mesmo que, uma vez mais, sugira um carácter demasiado erótico a este New Adult.

     John Logan - que já conhecíamos do primeiro volume da série - é um universitário que procura aproveitar o melhor que a vida tem para lhe oferecer, antes de ter de colocar os seus sonhos em stand-by durante uns anos. Excelente jogador de hóquei no gelo, Logan vê-se confrontado com o que terá de abdicar quando terminar o curso, e isso influencia grandemente as suas atitudes.

     Grace Ivers é uma caloira "certinha" e algo ingénua, com pouca experiência de vida. A frequentar o primeiro ano do curso de Psicologia, é facilmente persuadida pela sua melhor amiga de longa data, Ramona.

     Logan e Grace conhecem-se quase que por engano. Um mal-entendido leva Logan a bater à porta de Grace, e esse pode ser considerado o ponto inicial do romance entre os dois. O que vemos como sendo uma atração puramente física vai-se, gradualmente, transformando em algo mais forte. No entanto, um erro vai separá-los, e Logan terá de se esforçar se quiser ter Grace de volta.

    "O Erro" retoma um problema já diagnosticado no livro anterior e que tem maior destaque neste volume: a paixão de Logan por  Hannah, a namorada do melhor amigo. A autora repete o modelo utilizado em "O Pacto" ao iniciar a história com uma das personagens previamente apaixonada - embora a premissa seja diferente da que encontrámos no primeiro volume da série Off-Campus - mas não se formam triângulos amorosos. Gostei que continuássemos a acompanhar a relação de Garret e Hannah mas, desta vez, sobre a perspetiva de Logan. 

      No início, não gostei tanto de Grace como de Hannah, talvez por ser uma personagem mais comum, sem uma história particularmente dramática. Porém, apreciei as transformações que sofreu ao longo da trama, que a tornaram mais confiante e com uma personalidade mais vincada, e acabei por reconhecer uma rapariga decidida e forte. 

     Gostei muito de Logan, principalmente devido à sua persistência e perseverança. A sua entrega na resolução dos problemas familiares - apesar dos encargos que esta acarretaria para o seu futuro e para a sua carreira como jogador de hóquei - é, sem dúvida, meritória. Logan é um rapaz fiel à família e aos compromissos assumidos e, tal como Garret, contraria o estereótipo de que os desportistas são seres pouco dotados de inteligência. A dedicação que empenhou na reconquista do coração da amada foi, ao mesmo tempo, ternurenta e divertida, sobretudo graças à nova determinação de Grace.

    As personagens são bastante completas e, sendo a história alternadamente narradas sob as perspetivas de Logan e Grace, é possível uma compreensão mais profunda dos seus pensamentos e das suas personalidades. Tal como o primeiro volume, "O Erro" não se foca apenas no romance entre Logan e Grace - existem várias intrigas secundárias que dão solidez à trama. Agradou-me especialmente a exploração da vida pessoal de Logan e dos problemas familiares com que este tem de lidar. Nota-se a preocupação da autora em dar uma história e um contexto às personagens, o que considero muito bom, pois confere-lhes uma dimensão mais humana.

    A estrutura  de "O Erro" é muito idêntica à de "O Pacto", e a previsibilidade é o único aspeto "menos bom" que tenho a apontar. Apesar disto, gostei das reviravoltas ministradas pela autora que, juntamente com o amadurecimento das personagens que pudemos constatar com a evolução da história, acabam por combater, de certa forma, o rumo previsto.

     A escrita é outro ponto a favor deste livro. O tom da narrativa é sempre muito jovial e adaptado à faixa etária das personagens, e são várias as cenas descontraídas protagonizadas com humor e até sarcasmo (qualidade que muito aprecio). Voltamos a encontrar alguns momentos eróticos, em maior número do que no primeiro volume, mas nunca é abandonada a componente romântica. Alguns momentos podem ser entendidos como ligeiramente forçados, mas estão bem explicados e fazem sentido, pelo que não prejudicam a leitura.

 Elle Kennedy continua a abordar problemas/dilemas do quotidiano, convidando-nos, de forma subtil, a colocarmo-nos no lugar das personagens e a pensar no que faríamos se nos encontrássemos na sua situação.

    Este é um livro agradável e espirituoso, com personagens que seduzem pela sua sagacidade e que cativam o leitor, prendendo-o até à última página. "O Erro" foi, assim, mais uma doce leitura. Recomendo esta série e espero, sinceramente, que o próximo volume publicado pela Suma de Letras em Portugal, que vai ser sobre Dean, esteja para breve!

 Opinião sobre outros livros de Elle Kennedy:

 Música que aconselho para acompanhar a leitura: Do You No Wrong_Richie Campbell

Sem comentários:

Enviar um comentário