sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Citação do Dia - 30 de setembro de 2016

"Não pode haver ligação de almas onde não exista identidade de ideias, de crenças e de costumes."
Eça de Queiroz

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Maratona Literária de Setembro de 2016 - Dias 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26 e 27


     Já há algum tempo que não atualizo aqui o meu desempenho na maratona, mas estou satisfeita com o que consegui ler nos últimos dias!


335 páginas lidas (terminado)

392 páginas lidas (terminado)

176 páginas lidas (terminado)

320 páginas lidas (a ler)

160 páginas lidas (a ler)
Não li mais nenhuma página de"A Hora Solene", faltando ainda 330 páginas para terminar.

158 páginas lidas (a ler)

Acabei de ler "O Hotel das Recordações", de Nora Roberts, e li "A Bela e Os Lobos", de Alexa L.D.

320 páginas lidas (a ler)

396 páginas lidas (para ler)

Comecei (finalmente) a ler "Verdade e Consequência", de Michael Palin, e já vou na página 51, faltando, assim, 253 páginas para terminar.

51 páginas lidas (para ler)

Por fim, comecei a ler "Irmandade", de Mariza Martins. Já li 73 de 432 páginas, faltando 359 para concluir a leitura.

73 páginas lidas (para ler)
Nestes últimos dias de maratona, só espero conseguir acabar de ler "Irmandade" e "Verdade e Consequência" - um total de 612 páginas.


Total de Páginas Lidas: 2381
Páginas restantes para atingir os objetivos: 612

Citação do Dia - 27 de setembro de 2016

"A saudade é uma tatuagem na alma: só nos livramos dela perdendo um pedaço de nós."
Mia Couto

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Opinião sobre "Cartas Por Um Sonho" - Ángeles Doñate

Cartas Por Um Sonho
(Artigo de Opinião)


Autora: Ángeles Doñate
Título Original: El invierno que tomamos cartas en el asunto (2015)
Tradução: São Amaral
ISBN: 978-989-665-101-5
Nº de páginas: 376
Editora: Suma de Letras


Sinopse


     O Inverno chega a Porvenir e traz com ele uma má notícia: vão fechar a estação de correios e transferir os funcionários para a cidade. Quem necessita de um carteiro num mundo onde já não se escrevem cartas? A comunicação virtual também ganhou a batalha nas montanhas.

     Sara, a única carteira da aldeia, mora em Porvenir com os seus três filhos pequenos. Partilha muitas horas com a sua vizinha Rosa, uma mulher de oitenta anos que estaria disposta a fazer qualquer coisa para evitar que Sara e os filhos sofram.

    Mas o que é que uma mulher com uma idade tão avançada pode fazer para impedir que as vidas das pessoas que mais ama se vejam alteradas? Escrever uma carta, aquela que tem guardada no seu coração há sessenta anos...

     E com este pequeno gesto começará uma corrente de cartas que vai mudar a vida não só de Sara mas de toda a aldeia. Porque a expectativa com que abrimos a caixa de correio é sempre grande e, como sabemos, tal como os beijos, uma carta leva a outra. E podem mudar o mundo.

     Um livro comovente, encantador e cheio de ternura, onde, através da corrente de cartas, vão desfilando personagens do quotidiano, todas elas com os seus sonhos, a sua história e as suas frustrações.

Este exemplar foi-me gentilmente cedido pela Suma de Letras em troca de uma opinião sincera


Opinião

            Agradeço à Suma de Letras pelo gentil envio do livro.

      Antes de mais, quero elogiar a capa de "Cartas Por Um Sonho" por ter representados os elementos chave do livro de uma forma simples e apelativa: adorei a forma como está simbolizada a corrente de cartas!

       Numa pequena aldeia espanhola, Porvenir - onde as pessoas cada vez mais se rendem à comunicação digital - Sara, a carteira, recebe um e-mail dos seus superiores na capital que vem ameaçar a sua estabilidade: a central considera desnecessária a sua presença em Porvenir, pois não julgam necessária uma carteira numa aldeia onde escrever cartas já se tornou uma prática descontinuada.

       Nascida e criada em Porvenir e habituada a uma vida pacata, Sara fica bastante abalada com a possibilidade de ter de se mudar com os três filhos para uma grande cidade. Conta as suas preocupações à sua vizinha e amiga, Rosa, uma idosa com mais de 80 anos, mas com uma alma jovem. E é Rosa que, conjugando a possibilidade de resolver uma quezília do seu passado que a atormenta e a oportunidade de ajudar uma mulher que é quase como uma filha, inicia uma corrente de cartas anónimas. Não importa quem, como ou sobre o que se escreve. Importa sim manter viva uma cadeia de palavras solidária, partilhar um pouco de si com outra pessoa.

         E é no embalo da corrente de cartas que conhecemos um leque de personagens singulares com histórias muito diferentes, repletas de desejos e sonhos por concretizar, amarguradas por escolhas impostas pela vida, saudosas de entes queridos separados pela distância, e, acima de tudo, sonhadoras na eterna procura pela felicidade.

       Confesso que me rendi à ideia da corrente de cartas: as cartas revelam a essência das pessoas que as escrevem e Doñate serve-se dessa base para nos apresentar as personagens que habitam Porvenir. Mas "Cartas Por Um Sonho" não é apenas uma história sobre uma corrente de cartas! É também, por exemplo, as histórias de amor entre dois jovens românticos e sonhadores e entre dois adultos que retomam o contacto ao fim de muitos anos; é a história de uma escritora que está de relações cortadas com as palavras; é a história de um jovem que deseja conhecer o mundo; e é a reunião de muitas outras vivências que se cruzam numa pequena aldeia espanhola perdida no mapa, onde são muitos os que partem em busca de algo maior e, os que ficam, resignam-se facilmente ao conforto e aconchego oferecidos pelas memórias de outros tempos mais felizes.

   Gostei do facto de conhecermos as personagens não só através das cartas que elas próprias escrevem, mas também segundo o ponto de vista dos outros habitantes da aldeia, por meio das relações de convivência. Umas mais profundas ou complexas do que outras, mas todas especiais à sua maneira, as personagens deste livro têm a capacidade de enternecer o leitor.

       A leitura é sempre muito fluída e agradável, existindo diversas referências a obras e escritores de renome. Além disso, são também vários os momentos de reflexão suscitados pelas situações em que as personagens se encontram e sobre os dilemas com que estas se deparam. Claro que existem vários acontecimentos previsíveis, mas a forma como são contados faz com que se enquadrem na trama da encantadora Porvenir.

     "Cartas Por Um Sonho" é um livro ternurento que facilmente provoca sorrisos espontâneos, e que acende a vontade de retomar a comunicação através das cartas, fazendo o leitor recordar-se da felicidade que advém de as enviar e receber. Uma boa leitura!

 Música que aconselho para acompanhar a leitura: The Long Road_Passenger

#56 - Dá-lhe Letras

Autor: Nicholas Sparks

__     __ __ __ __ M __ __     __ __     __ M __ __    

Qual é o livro?

Citação do Dia - 26 de setembro de 2016

"A imaginação tem todos os poderes: ela faz a beleza, a justiça, e a felicidade, que são os maiores poderes do mundo."
Blaise Pascal

domingo, 25 de setembro de 2016

Citação do Dia - 25 de setembro de 2016

"Um amigo é uma pessoa com a qual posso ser sincero. Diante dele posso pensar em voz alta."
Ralph Emerson

sábado, 24 de setembro de 2016

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Citação do Dia - 23 de setembro de 2016

"A rosa da profunda amizade não se colhe sem ferir a mão em muitos espinho da contradição. No abnegar é que está o vencer de muitas resistência invencíveis ao império da vontade."
Camilo Castelo Branco

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Citação do Dia - 21 de setembro de 2016

"Elogiamos ou criticamos de acordo com a maior oportunidade que o elogio ou a crítica oferecem para fazer brilhar a nossa capacidade de julgamento."
Friedrich Nietzsche

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

domingo, 18 de setembro de 2016

Maratona Literária de Setembro de 2016 - Dias 14, 15, 16, 17 e 18


     Estes últimos dias tenho descurado um pouco as leituras e, embora a terceira semana de maratona já tenha começado no dia 15, só hoje venho definir os objectivos. Esta terceira semana decorrerá entre 15 e 21 de setembro.


335 páginas lidas (terminado)

392 páginas lidas (terminado)

176 páginas lidas (terminado)
Consegui terminar o "Nunca Perdoar, Nunca Esquecer", de Chelsea Cain e o "Corações na Escuridão", de Laura Kaye ainda no dia 14.

320 páginas lidas (a ler)

160 páginas lidas (a ler)
Não li mais nenhuma página de"A Hora Solene", faltando ainda 330 páginas para terminar.

158 páginas lidas (a ler)
Comecei a ler "O Hotel das Recordações", de Nora Roberts, mas ainda só vou na página 34. O livro tem 320 páginas, logo faltam 286 páginas para terminar.

34 páginas lidas (a ler)

"Verdade e Consequência", de Michael Palin, continua na lista de objectivos para esta terceira semana e espero conseguir ler, pelo menos, metade das 304 páginas até dia 21.
0 páginas lidas (para ler)


Total de páginas lidas durante a primeira semana: 844
Total de páginas lidas durante a segunda semana: 712
Total de páginas lidas durante a terceira semana: 19
Total de Páginas Lidas: 1575
Páginas restantes para atingir os objetivos da 2ª semana: 920

Citação do Dia - 18 de setembro de 2016

"Quanto mais diferente de mim alguém é, mais real me parece, porque menos depende da minha subjectividade."
Fernando Pessoa

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Citação do Dia - 16 de setembro de 2016

"O tempo das verdades plurais acabou Vivemos no tempo da mentira universal. Nunca se mentiu tanto. Vivemos na mentira, todos os dias."
José Saramago

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Citação do Dia - 14 de setembro de 2016

"Muitos não sabem propriamente distinguir a originalidade da excentricidade: uma caracteriza o génio, outra manifesta o louco."
Fernando Pessoa

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Maratona Literária de Setembro de 2016 - Dias 9, 10, 11, 12 e 13


     Não tenho lido muito nestes últimos dias mas, de qualquer forma, as minha leituras fugiram completamente dos objectivos que tinha estabelecido para a segunda semana de maratona...

335 páginas lidas (terminado)
392 páginas lidas (terminado)

Consegui terminar "O Meu Nome É Lucy Barton", de Elizabeth Strout - um livro tocante!

176 páginas lidas (terminado)
Li apenas mais 18 páginas de "A Hora Solene", faltando 330 páginas para terminar.

158 páginas lidas (a ler)
Não consegui resistir e comecei dois novos livros que chegaram esta semana: "Nunca Perdoar, Nunca Esquecer", de Chelsea Cain, e "Corações Na Escuridão", de Laura Kaye.

"Nunca Perdoar, Nunca Esquecer" - o primeiro volume da série Kick Lannigan - está a ser uma leitura fabulosa, extremamente viciante! O livro tem 320 páginas, e eu já li 218 páginas - faltam apenas 102 páginas para terminar!
218 páginas lidas (a ler)
Comecei ainda um livro novo que chegou hoje: "Corações Na Escuridão", de Laura Kaye. É um livro pequeno, apenas 160 páginas e lê-se bastante bem. Já vou na página 76 e estou a gostar. Faltam, portanto, 84 páginas para terminar a leitura.

76 páginas lidas (a ler)
Com estas novas leituras, os planos para esta semana mudaram ligeiramente. Como amanhã já é o último dia da segunda semana da maratona, espero conseguir terminar o "Corações na Escuridão" e, se possível, terminar ainda o "Nunca Perdoar, Nunca Esquecer".

Mais uma vez,  o "Verdade e Consequência" terá de ser adiado para os objetivos obrigatórios da terceira semana.

0 páginas lidas (para ler)


Total de páginas lidas durante a primeira semana: 844
Total de páginas lidas durante a segunda semana: 511
Total de Páginas Lidas: 1355
Páginas restantes para atingir os objetivos da 2ª semana: 186 + 634

Citação do Dia - 13 de setembro de 2016

"É absurdo dividir as pessoas em boas e más. As pessoas ou são encantadoras ou são aborrecidas."
Oscar Wilde

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

#54 - Dá-lhe Letras

Autor: Chris Carter

__     A __ __ A __ __ __ N __     D __     __ __ U __ __ F __ X __

Qual é o livro?

Citação do Dia - 12 de setembro de 2016

"A arte desafia a derrota pela sua própria existência, representando a celebração da vida, apesar de todas as tentativas para degradá-la e destruí-la."
Nadine Gordimer

domingo, 11 de setembro de 2016

Divulgação: "O Hotel das Recordações" (Trilogia Hotel das Recordações #1) - Chá das Cinco

Publicado pela Chá das Cinco



O Hotel das Recordações
(Trilogia Hotel das Recordações #1)




De Nora Roberts


Sinopse:


    O histórico hotel de Boonsboro já viveu tempos de guerra e paz e teve inúmeros donos ao longo do tempo. Agora prepara-se para ser reinaugurado pelos irmãos Montgomery. Beckett, o arquiteto da família, está determinado a finalizar as grandes obras, mas a sua vida atarefada não o desvia de um outro grande objetivo: atrair a atenção da mulher por quem está apaixonado desde a adolescência.

     Depois de perder o marido e regressar à sua terra natal, Clare Brewster cedo se adapta à sua nova vida como mãe de três filhos e gerente da livraria da cidade. Com pouco tempo para uma vida romântica, Clare acaba por ser envolvida nos preparativos do novo hotel e deseja conhecer melhor o homem por trás dele.
     Enquanto não chega o dia da inauguração, Beckett e Clare conhecem-se melhor e sentem a crescer entre eles o início de algo novo… Irá abrir-se nas suas vidas a janela para um futuro juntos?

Descubra o segredo da autora com mais de 500 milhões de livro vendidos

     Com mais de 500 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, e mais de 80 besteseller na lista do The New York Times, NORA ROBERTS é uma das autoras mais lidas, acarinhadas e respeitadas do mundo. Foi a primeira autora a ser convidada para o Romance Writers of America Hall of Fame. Nascida em Silver Spring, Maryland, Nora Roberts é a mais nova de cinco filhos. Vive em Keedysville onde continua a escrever.



Opinião da Imprensa:

"É impossível engarrafar a concretização de desejos mas Nora Roberts sabe fazê-lo nas suas páginas de forma exímia."_The New York Times

"Uma trilogia emocionalmente envolvente, excecionalmente divertida e contemporânea."_Booklist



Divulgação: "Nunca Perdoar, Nunca Esquecer" (Kick Lannigan #1) - Saída de Emergência

Publicado pela Saída de Emergência

Nunca Perdoar, Nunca Esquecer
(Kick Lannigan #1)



De Chelsea Cain

Sinopse:


     Kick Lannigan, 21 anos, é uma sobrevivente. Raptada aos seis anos, a família, a polícia, bem como a comunidade, assumiram que o pior tinha acontecido. Mas é encontrada viva seis anos depois. Submetida a toda uma série de terapias para a ajudar a superar o trauma, é só quando canaliza as suas forças e raiva para a luta que Lannigan se sente melhor. Aos 13 anos, começa a aprender todo o tipo de artes marciais e técnicas de luta, jurando que nunca mais voltará a ser vítima.

     Quando duas crianças desaparecem na área de Portland, Kick é abordada por um enigmático homem de nome Bishop que a convence de que a sua experiência e habilidades podem ajudar a salvar as vítimas. Mal sabe ela que o caso irá desvendar o seu próprio passado aterrorizador…

"Kick sentiu, de imediato, o seu coração bater mais depressa. Os músculos entesaram-se. Doeu-lhe a barriga das pernas. Lutar ou fugir. era como os psiquiatras o explicavam. Durante alguns anos, após ter regressado a casa, os sentimentos assoberbavam-na e ela limitava-se a fugir, sem rumo, a pé. Uma vez, a mãe encontrara-a a quase dez quilómetros de casa no parque de estacionamento de um supermercado Safeway. A mãe e a irmã forçaram-na a entrar no carro, aos berros."


    Chelsea Cain é a autora dos thrillers de Archie Sheridan/Gretchen Lowell, com mais de seis títulos publicados, todos bestsellers do New York Times. Os seus livros sediados em Portland foram publicados em 24 línguas e recomendados no programa Today, tendo aparecido em episódios das séries Sangue Fresco e Castle, e estão incluídos na lista dos 100 melhores thrillers de sempre da NPR. Vive em Portland, Oregon, com o marido e a filha.


Opinião da Imprensa:

"Uma história a alta velocidade, que nunca nos deixa recuperar o fôlego, alão non-stop e múltiplas reviravoltas, Chelsea Cain superou-se a si própria, o que não é fácil."_Lisa Unger, autora bestseller do The New York Times

Cain consegue mater, com mestria, um nível elevado de tensão ao longo de todo o livro."_The Boston Globe

"Este é um thriller que nos deixa na ponta da cadeira, Cain negoceia todas as voltas e reviravoltas com grande delicadeza, mas sem nunca tirar o pé do acelerador. Excruciante mas sempre irresistível."_Booklist

"Fresco, original, envolvente e repleto de tensão."_Sue Grafton, autora bestseller do The New York Times

"Este é um thriller capaz de provar palpitações e pele de galinha do início ao fim."_Buzzfeed

"Um trabalho inquietante de Cain, que roça a perfeição e nos deixa ansiosamente à espera de mais."_Kirkus Reviews



Citação do Dia - 11 de setembro de 2016

"A arte é a recaída de um fervor."
André Gide

sábado, 10 de setembro de 2016

#36 - Encapados




Qual é o livro?

Citação do Dia - 10 de setembro de 2016

"A arte não é uma tentativa de reconciliar a existência com a sua própria visão; não passa de uma tentativa de criar o seu próprio universo neste mundo."
Katherine Mansfield

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

#46 - Passatempo: "Corações Na Escuridão" - O Castor de Papel

     Trago-vos um passatempo em parceria com a editora O Castor de Papel: o sorteio de um exemplar de "Corações Na Escuridão", de Laura Kaye, que vai ser publicado em Portugal no dia 21 de Setembro!





Para que se possa habilitar a ganhar este livro que temos para oferecer, apenas tem de:

- Fazer gosto na página da O Castor de Papel no Facebook (aqui);
- Fazer gosto na página do Dream Pages no Facebook, aqui;
- Seguir publicamente o blogue;

- Seguir o blogue no Instagram (aqui) dá duas entradas extra;
- Partilhar publicamente o passatempo dá uma entrada extra;
- Seguir o perfil do blogue no Goodreads (aqui) dá uma entrada extra;

- Só participar uma vez (se não cumprir esta regra, a sua participação será anulada);
- Preencher todos os dados corretamente e acertar na pergunta colocada (pode encontrar a resposta aqui).

Agora é só participar!

O passatempo termina no dia 21 de Setembro às 23h59. As participações após esta data não serão válidas.


Notas:
- O passatempo é feito em parceria com O Castor de Papel;
- O vencedor será escolhido aleatoriamente através do site random.org;
- O vencedor será contactado por e-mail e será anunciado no blogue e na página do Facebook;
- Este passatempo só é válido para Portugal continental e ilhas;
- O blogue e O Castor de Papel não se responsabilizam pelo possível extravio do livro nos correios.

Maratona Literária de Setembro de 2016 - Dia 8



     Hoje começa a segunda semana da maratona, que decorrerá ente 8 e 14 de Setembro, logo é dia de definir objetivos! Os livros que não consegui ler/acabar na semana anterior irão transitar para os objetivos desta semana.

335 páginas lidas (terminado)
392 páginas lidas (terminado)
Na primeira semana consegui terminar "A Espia do Oriente" e "A Rapariga do Calendário - Livro 3" e comecei "A Hora Solene", tendo conseguido ler até à página 117. Hoje li mais 23 páginas, faltando apenas 348 para terminar este último volume da trilogia Freelancer.

140 páginas lidas (a ler)

Como não tive tempo para ler "Verdade e Consequência" durante a primeira semana, espero conseguir fazê-lo nesta. São mais 304 páginas.

0 páginas lidas (para ler)
   Não resisti e comecei ainda a ler "O Meu Nome É Lucy Barton", de Elizabeth Strout - hoje já li as primeiras 68 páginas. É um livro com uma sinopse muito interessante e que tem apenas 176 páginas, por isso espero conseguir ler as 108 páginas  restantes amanhã.

68 páginas lidas (para ler)

Total de páginas lidas durante a primeira semana: 844
Total de páginas lidas durante a segunda semana: 91
Total de Páginas Lidas: 935
Páginas restantes para atingir os objetivos da 2ª semana: 760

Citação do Dia - 08 de setembro de 2016

"A arte é, de todas as mentiras, a que engana menos."
Gustave Flaubert

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Maratona Literária de Setembro de 2016 - Dias 6 e 7


     Nestes últimos dois dias da primeira semana da maratona, consegui acabar o terceiro volume de "A Rapariga do Calendário" e ainda adiantar algumas (poucas) páginas de "A Hora Solene".

335 páginas lidas (terminado)

392 páginas lidas (terminado)

117 páginas lidas (a ler)

     Não consegui atingir os objetivos definidos para a primeira semana, mas consegui ler um livro que não estava nos planos, tendo acabado por ler um total de 844 páginas durante esta primeira semana. 

    Amanhã publicarei os objetivos para a segunda semana, que decorrerá entre 8 e 14 de Setembro, sendo que as páginas que não consegui ler durante estes primeiros dias irão acumular com as da próxima semana.

Total de Páginas Lidas: 844
Páginas restantes para atingir os objetivos da 1ª semana: 675

Podem ver aqui os meus objetivos para a primeira semana de maratona.