terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Opinião sobre "Último Amor" (Trilogia Hotel das Recordações #2) - Nora Roberts

Último Amor
(Trilogia Hotel das Recordações #2)
(Artigo de Opinião)



Autora: Nora Roberts
Título Original: The Last Boyfriend (2012)
Tradução: Isabel C. Penteado
ISBN: 978-989-710-267-7
Nº de páginas: 320
Editora: Chá das Cinco

ATENÇÃO: esta opinião pode conter spoilers de livros anteriores


Sinopse


     Owen é o gestor do clã Montgomery e dirige o negócio de família com uma mão de ferro e uma folha de cálculo inflexível. E embora os seus irmãos passem a vida a repreendê-lo pela gestão obsessiva, a verdade é que o Hotel Boonsboro está prestes a ser inaugurado na data prevista. A única coisa que não foi planeada por Owen chama-se… Avery MacTavish.

    A popular pizaria de Avery é mesmo do outro lado da rua, o que lhe permite ser testemunha da fantástica renovação do hotel – e apreciar o trabalho admirável de Owen. O facto de ele ter sido o seu primeiro namorado na adolescência só torna a situação mais interessante. Sem saber como, sente uma nova atração nada inocente a despertar por ele.

    À medida que Avery e Owen iniciam um novo patamar na sua relação, a inauguração do hotel é pretexto para toda a cidade entrar em celebração. Mas o trabalho de Owen está longe de terminado.
Avery tão cedo não irá baixar a guarda, nem perceber que o seu primeiro amor poderá bem ser o último…


Este exemplar foi-me gentilmente cedido pela Chá das Cinco em troca de uma opinião sincera

Opinião

      Começo por agradecer à Chá das Cinco pelo gentil envio do livro.

    Depois de "O Hotel das Recordações", o primeiro livro da trilogia dos irmãos Montgomery e que se foca especialmente em Beckett, chega "Último Amor", que se dedica ao irmão mais novo da família, Owen. Apesar de ter apreciado a leitura do primeiro volume, confesso que gostei bem mais deste, não só pela história mas, principalmente, pelos protagonistas.

    O hotel da pequena cidade de Boonsboro está quase concluído e, com a data de inauguração a chegar, os Montgomery não têm mãos a medir no ultimar dos pormenores, para que tudo seja perfeito. Owen Montgomery, o caçula da família e o responsável por manter tudo organizado e sob controlo, anda extremamente atarefado com os preparativos para a inauguração. No entanto, continua a dedicar o tempo das pausas para os amigos e para a família, nomeadamente para Avery MacTavish, a dona da pizaria que fica em frente ao hotel e que é o ponto de encontro de grande parte da cidade.

      Avery e Owen conhecem-se desde crianças, e até já foram namorados na infância. Mas, ao crescerem, esse amor inocente foi substituído por uma amizade sólida e um carinho especial. No entanto, o sentimento adormecido vai despertar, e cabe-lhes a eles decidir se estarão prontos para aceitar a chance de construírem uma vida a dois e se conseguem dar o suficiente para a manter.

     O facto de os protagonistas se conhecerem desde crianças faz com que o amor deles não pareça repentino, mas sim o resultado de vários anos de convivência e amizade. Gostei bastante da Avery, uma mulher independente, enérgica, sempre pronta para ajudar os outros e aceitar novos desafios. O facto de ter crescido sem a mãe tornou-a uma mulher mais cautelosa no campo afetivo e, tal como Owen, tem medo de que, ao assumir uma relação amorosa, possa estragar anos de uma boa e sólida amizade.

    Owen é um homem obcecado com a ordem e que acredita que a organização é a solução para todos os problemas, e é engraçado ver o caos entrar na sua vida em forma de Avery. As cenas entre os dois são tão espontâneas e genuínas, que a leitura evolui a um ritmo acelerado de modo natural.

    O fantasma do hotel ganha mais destaque neste livro mas, contrariamente ao primeiro volume, gostei da sua presença. Enquanto que em "O Hotel das Recordações" achei a participação de Lizzy um pouco forçada e desnecessária, neste segundo livro ela assume um papel mais ativo e interessante. Também gostei de reencontrar o Beckett e a Clare, embora agora num plano secundário, e de ver como prosseguiu a sua vida a dois após o término do primeiro livro.

      Encontramos alguns desenvolvimentos paralelos que se vão entrelaçando no decurso da história e que acabam por enriquecê-la. Temos um veio mais dramático, mas que não é exagerado, e temos algumas situações caricatas que provocam boas gargalhadas!

    Achei engraçado o facto de termos acompanhado o restauro do hotel, desde um velho edifício abandonado e degradado até um espaço de luxo e conforto. As descrições detalhadas mantêm-se e permitem ao leitor imaginar verdadeiramente o ambiente descrito. Estava com um pouco de receio que a autora voltasse a detalhar exaustivamente o hotel e que isso se tornasse um pouco repetitivo, mas felizmente tal não aconteceu, para além de que os dois livros decorrem em espaços temporais diferentes, ou seja, o hotel encontra-se em diferentes estádios de recuperação.

    "Último Amor" mantém o registo leve e agradável a que já nos habituámos em "O Hotel das Recordações". Continuamos a acompanhar a pequena cidade de Boonsboro e alguns dos seus habitantes, enquanto desvendamos um doce primeiro e último amor. A escrita é irrepreensível, as personagens são interessantes e a história deixa ainda algumas pistas sobre uma hipotética relação entre Ryan e Hope. Estou desejosa de pegar em "Uma Nova Promessa" e descobrir como será a (de certeza) intensa história entre estes dois... Gostei!

Opinião sobre outros livros de Nora Roberts:
 Música que aconselho para acompanhar a leitura: Down The Line_John Newman

Sem comentários:

Enviar um comentário