segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Opinião sobre "Coroa da Meia-Noite" (Trono de Vidro #2) - Sarah J. Maas

Coroa da Meia-Noite
(Trono de Vidro #2)
(Artigo de Opinião)


Autora: Sarah J. Maas
Título Original: Crown of Midnight (2013)
Tradução: Liliana Lavado
ISBN: 978-989-754-252-7
Nº de páginas: 408
Editora: Marcador

ATENÇÃO: esta opinião pode conter spoilers de livros anteriores

Sinopse

     Num trono de vidro, governa um rei com punho de ferro e alma tão negra como o breu. Celaena Sardothien, a Assassina de Adarian, venceu uma competição violenta e tornou-se no seu campeão. No entanto, Celaena está longe de ser leal à Coroa. Ela faz a sua vigilância em segredo; sabe que o homem a quem serve está vergado ao mal.

     Manter esta encenação mortífera torna-se cada vez mais difícil quando Celaena se apercebe de que não é a única que está à procura de justiça. Ao tentar desvendar os mistérios enterrados no coração do castelo de vidro, todos questionam a sua lealdade - Dorian, o príncipe herdeiro; Chaol, o capitão da Guarda; e até mesmo Nehemia, a sua melhor amiga, princesa de um reino distante.

     Mas numa terrível noite, os segredos que todos eles têm guardado conduzem-nos a uma tragédia indescritível. O mundo de Celaena é destruído e ela é forçada a abdicar daquilo que considera mais precioso e a decidir de uma vez por todas onde está assente a sua verdadeira lealdade... e por quem está disposta a lutar.


Este exemplar foi-me gentilmente cedido pela Marcador em troca de uma opinião sincera

   Opinião



      Começo por agradecer à  Marcador pelo gentil envio do livro.

     Gostei muito de "Trono de Vidro", o primeiro volume desta série, mas "Coroa da Meia-Noite" conseguiu superar largamente todas e quaisquer expectativas, por mais altas que fossem. Embora com apenas dois livros lidos, esta série conseguiu a proeza de ter-se já tornado numa das minhas séries preferidas no domínio do fantástico.

    Se no primeiro volume o plano principal recai sobre a competição para campeão do rei, nesta "Coroa da Meia-Noite" podemos ver não só as novas tarefas desempenhadas por Celaena como Assassina da Coroa de Adarlan, mas também as suas pesquisas sobre os rebeldes contra o regime e a evolução da sua relação com Chaol, Nehemia e Dorian.

     Depois de duros meses de provas, Celaena é coroada Campeão e assume, ainda que algo contra a sua vontade, a função de assassina do rei, competindo-lhe fazer desaparecer as pessoas que, de alguma forma, ameaçam o poder do soberano de Adarlan. Desejosa de liberdade e justiça, Celaena serve-se da sua posição para pesquisar informações sobre os planos do rei, enquanto se esforça por manter a aparência de lealdade ao regime. 

    No final de "Trono de Vidro", vimos a protagonista impor alguma distância na sua relação com Dorian, tendo-se aproximado de Chaol, e neste livro retomamos exatamente com as coisas nesses termos. Encontramos uma Celaena muito mais desenvolvida e confiante. Ao conhecermos um pouco mais do seu passado, compreendemos que alguns dos traços da sua personalidade são fruto de várias provações a que a vida a sujeitou desde tenra idade. Recebemos uma faceta mais calorosa e afetiva da protagonista, mas também um lado frio e letal, quase inumano, que faz jus ao título de Assassina de Adarlan.

    Tendo lutado e abdicado de muito para chegar ao posto que ocupa, Chaol é um homem íntegro, corajoso, dedicado às suas funções e fiel às suas convicções. No entanto, a aproximação de Celaena e o romance que surge entre os dois fá-lo começar a questionar a devoção ao homem a quem serve, deixando-o confuso sobre para que lado deverá pender a sua lealdade. 

   Confesso que gostei muito da relação de Chaol e Celaena, pois permitiu ver um lado diferente destas duas personagens, O amor que nutre por Chaol torna a protagonista mais carinhosa e jovial, mais humana, mas também mais vulnerável, algo a que não está habituada e que se situa fora da sua zona de conforto. 

   Dorian foi uma personagem que me surpreendeu pela sua evolução, revelando-se muito mais maduro e consciente, e menos preocupado com futilidades. Fiel aos seus valores e preocupado com a segurança do povo, arrisca-se mesmo a enfrentar o pai, ciente das consequências que tal lhe pode trazer. Afastado por Celaena e  pouco à vontade com Chaol, o príncipe herdeiro acaba por se isolar. Cansado de ser uma marioneta nas mãos de toda a gente, e preocupado com algo em si que pode ser perigoso, é nos livros e na solidão que procura as respostas de que precisa.

     Nehemia também tem um papel fundamental neste livro e na vida de Celaena. Mostrando ser uma pessoa altruísta, revoltada com a opressão do rei e ávida por justiça, Nehemia pressiona o Campeão do Rei para que esta desperte e faça algo para libertar Erilea das garras do rei de Adarlan. Revela-se uma peça fundamental que despoleta muitas mudanças, mas gostava que ela tivesse explicado à protagonista mais sobre o caminho que terá de percorrer.

     O rei de Adarlan é uma personagem verdadeiramente detestável pela sua crueldade e indiferença pelo bem estar do povo que governa. Sedento de poder e controlo, não se importa em subjugar quem o rodeia, através do medo, expondo o seu egoísmo extremo. Descobrimos neste volume algumas pistas preciosas sobre a fonte do seu poder, mas há ainda muito por desvendar. 

    A escrita é fantástica e a autora consegue realmente prender o leitor, porque há sempre algo a acontecer e os mistérios são tantos que é impossível parar de ler. As personagens estão muito bem construídas, têm personalidades cativantes e a complexidade ideal, e a trama é tecida de forma brilhante. Tudo é revelado na altura exata e da forma certa, mas há sempre novos desenvolvimentos e segredos fantásticos, acompanhados por surpreendentes desfechos e reviravoltas. Gostei principalmente do facto de Sarah J. Maas conseguir proporcionar ao leitor a oportunidade de vivenciar a história com as emoções à flor da pele, temendo constantemente pelas personagens.

     Se já tinha gostado de "Trono de Vidro", "Coroa da Meia-Noite" foi simplesmente perfeito! Com todos os ingredientes que tornam um livro inesquecível, podemos encontrar fantasia, mistério, suspense, romance e... alguma magia! Um livro fantástico e uma série que me conquistou! Espero que o próximo volume, "Heir of Fire" (Herdeira do Fogo), seja rapidamente publicado em Portugal, porque, depois deste final, preciso de mais! Recomendo!

Opinião sobre outros livros de Sarah J. Maas:


 Música que aconselho para acompanhar a leitura: Rumour_Chlöe Howl

Sem comentários:

Enviar um comentário