terça-feira, 2 de maio de 2017

Opinião sobre "Autoridade" (Trilogia da Área X #2) - Jeff VanderMeer

Autoridade
(Trilogia da Área X #2)
(Artigo de Opinião)


Autor: Jeff VanderMeer
Título Original: Area X (2014)
Tradução: Casimiro da Piedade
ISBN: 978-989-773-018-4
Nº de páginas: 304
Editora: Saída de Emergência

ATENÇÃO: esta opinião pode conter spoilers de livros anteriores

Sinopse

      Após 30 anos, os únicos traços humanos detetados na Área X – uma estranha zona contaminada cercada de uma fronteira invisível e sem traços de civilização – são os que foram deixados por expedições sucessivas sob autoridade de uma agência tão secreta que quase foi esquecida.

  Face à tumultuosa 12.ª expedição narrada em Aniquilação, a agência tem um novo diretor nomeado, John Rodrigues, também conhecido por Control. A braços com uma equipa desesperada e frustrada por uma série de incidentes e vídeos perturbantes, Control começa a desvendar lentamente os segredos da Área X e dos mistérios narrados no primeiro volume, mas a cada descoberta que faz, é forçado a confrontar verdades sobre ele próprio e a agência que jurou servir.



Este exemplar foi-me gentilmente cedido pela Saída de Emergência em troca de uma opinião sincera


Opinião

       Começo por agradecer à Saída de Emergência pelo gentil envio do livro.


     "Aniquilação", o primeiro volume da trilogia da Área X, foi, sem dúvida, um livro marcante, não só pela sua originalidade - tanto ao nível da história como da escrita - mas também pela sua capacidade de agarrar o leitor, instigando-o constantemente e oferecendo mais perguntas que respostas. Assim sendo, fiquei muito curiosa com o final do primeiro volume e mal pude esperar para ter o segundo livro, "Autoridade", nas mãos. 

     "Autoridade" é um livro significativamente diferente do primeiro, o que mais uma vez demonstra a vertente inovadora de VanderMeer. Ao contrário de "Aniquilação", que era narrado segundo o ponto de vista da bióloga - integrante da décima segunda expedição que se encontrava na Área X -, "Autoridade" apresenta a perspetiva de John Rodriguez. Control, alcunha pela qual é conhecido, muda-se para assumir a posição de diretor da Extensão Sul, a agência governamental que se encarrega da Área X.

    Embora a bióloga se encontre na Extensão Sul, assume um papel muito menos relevante na história, apesar de as minhas cenas preferidas sejam as que se desenrolam com ela e com Control. De facto, é nas investigações e nas relações deste que o livro se foca. Control chega à Extensão Sul para substituir a antiga diretora e para fazer algumas reformas na agência, de forma a otimizar os serviços que investigam a Área X e com o objetivo de facilitar as possíveis descobertas sobre esse intrigante território que se expande um pouco mais a cada momento. Porém, rapidamente Control percebe que a sua missão não será tão simples como pensava, pois as pessoas que trabalham na agência há demasiado tempo têm a mais a esconder do que parece, e já começaram a padecer de alguns dos traços da loucura que caracteriza a Área X. Poderá ele descobrir os mistérios que envolvem este lugar tão caricato, ou estará condenado ao fracasso e à insanidade que se abate cada vez mais sobre as pessoas que convivem com a Área X?

    Inicialmente, e um pouco à semelhança de "Aniquilação", é ligeiramente difícil entrar na história, pois esta prima acima de tudo pela sua estranheza e bizarrice. De facto, tudo nesta história tem um carácter tão excêntrico que se torna complicado concentrarmo-nos com coisas tão fascinantes e macabras a acontecer. Além disso, este livro adota um estilo bastante díspar do anterior, o que, a par da falta de uma explicação direta que conecte o fim do primeiro volume com o princípio do segundo, gera alguma confusão.

   Outra diferença assinalável entre os dois livros prende-se com o plano focado. Enquanto que em "Aniquilação" vamos explorando a Área X, prendendo a respiração de cada vez que a protagonista estava em perigo, em "Autoridade" vamos descobrindo a parte exterior da Área X, ou seja, os segredos e as traições dentro da Extensão Sul, a agência responsável por compreendê-la e que se pode revelar tão ou mais perigosa do que a própria Área X.

    Fiquei um pouco desapontada com a lentidão dos acontecimentos. Apesar de continuar a achar a escrita de Jeff VanderMeer soberba, acho que neste livro faltou um pouco mais de celeridade, pois por diversas vezes senti que a leitura era demasiado lenta, tornando-se quase aborrecida. A trilogia da Área X é uma história com imenso potencial, mas acho que o autor se deveria ter aproveitado disso um pouco mais neste volume, dando mais destaque a alguns acontecimentos, de forma a cativar mais o leitor. Todavia, a escrita de Jeff é envolvente e irrepreensível, e o autor redime-se na reta final da história, onde a ação ganha um ritmo quase frenético, dirigindo-se para um culminar surpreendente que promete um último volume cheio de acontecimentos singulares e inesperados.

     "Autoridade" acaba e, apesar de já termos conseguido deduzir algumas respostas, mais uma vez são muitas as perguntas que permanecem no ar. Resta esperar que a publicação de "Aceitação" chegue depressa e que o último volume da Área X encerre as muitas questões que os livros antecessores despertaram. Apesar de este livro não me ter prendido tanto como o anterior, não deixa de ser uma boa leitura que recomendo, principalmente, aos fãs de thriller, terror e ficção científica.


Opinião sobre outros livros de Jeff VanderMeer:
 Música que aconselho para acompanhar a leitura: Radioactive_Imagine Dragons

Sem comentários:

Enviar um comentário