domingo, 15 de abril de 2018

Opinião sobre "Um Mais Um - A Fórmula da Felicidade" - Jojo Moyes

Um Mais Um - A Fórmula da Felicidade
(Artigo de Opinião)


Autora: Jojo Moyes
Título Original: One Plus One (2014)
Tradução: Ana Maria Chaves e Márcia Montenegro
ISBN: 978-972-0-03002-3
Nº de páginas: 424
Editora: Porto Editora


Sinopse

    Uma mãe por conta própria

    Jess Thomas faz o seu melhor, dia após dia. É difícil lutar sozinha.

   E, por vezes, assume riscos que não devia. Apenas porque tem de ser…



    Uma família caótica
    Tanzie, a filha de Jess, é uma criança dotada e brilhante a lidar com números, mas sem apoio nunca terá oportunidade de se revelar.
  Nicky, enteado de Jess, é um adolescente reservado, que não consegue sozinho fazer frente às perseguições de que é alvo na escola.
    Por vezes, Jess sente que os filhos se estão a afundar…

    Um desconhecido atraente
  Ed Nicholls entra nas suas vidas. Ele é um homem com um passado complicado que foge desesperado de um futuro incerto. Ed sabe o que é a solidão. E quer ajudá-los…

    Uma história de amor inesperada
   Um mais um - A fórmula da felicidade é um romance cativante e original sobre duas pessoas que se encontram em circunstâncias difíceis.

Este exemplar foi-me gentilmente cedido pela Porto Editora em troca de uma opinião sincera


Opinião

      Começo por agradecer à Porto Editora pelo gentil envio do livro.

      Já há algum tempo que queria ler alguma coisa de Jojo Moyes - principalmente depois de todo o sucesso de "Viver Depois de Ti" -, e "Um Mais Um - A Fórmula da Felicidade" acabou por ser a minha estreia com a autora. E que bela estreia!

    Ed Nicholls é um homem bem sucedido e com uma carreira aparentemente estável que, de um momento para o outro, vê a sua vida dar uma volta de 180 graus. Sob o escrutínio de uma investigação policial por uso indevido de informação privilegiada, vê-se obrigado a ausentar-se da cidade por uns tempos, e é quando vai para a sua casa de férias que conhece Tess, umas das empregadas encarregues da limpeza.

    Desde que o marido abandonou a família, Jess Thomas faz os possíveis para cuidar da filha, Tanzie, e do enteado, Nicky, e por manter as contas minimamente em ordem. Apesar dos vários empregos que acumula, o dinheiro ao final do mês nunca é tanto como o desejado, e não é de certeza suficiente para inscrever Tanzie numa escola para crianças sobredotadas que lhe permitiria desenvolver a sua paixão pela matemática.

    Mas quando surge a oportunidade de Tanzie participar numas Olimpíadas de Matemática cujo prémio é avultado, Tess vê nela a oportunidade de realizar o sonho da filha. Só há um problema: a competição é na Escócia e ela não tem dinheiro para a deslocação. E é algures aí que Ed Nicholls entra na vida desta família e tenta ajudar... e juntos embarcam numa emocionante viagem, cheia de peripécias, imprevistos e confusões, para no fim aprenderem que, por vezes, o mais importante é o caminho e não o destino.

     Antes de mais, tenho de dizer que adorei este livro! Adorei, adorei, adorei! Adorei a história, adorei as personagens e adorei a forma como a autora pegou num enredo aparentemente simples e vulgar e o transformou em algo tão belo e singular.

      Jess é uma mulher corajosa, determinada e lutadora, que faz tudo ao seu alcance para cuidar da sua prole - Nicky, Tanzie e Norman, o engraçado cão da família. Apesar dos constantes abanões que a vida lhe tem dado, conserva a sua postura otimista de encarar o mundo e não baixa os braços perante os obstáculos.

     Tanzie é uma criança especial. Extremamente inteligente e com um amor profuso pelos números, é também uma menina muito carinhosa e divertida. Gostei da sua genuinidade e da sua inocência, aliadas à bondade e ao otimismo ingénuo próprios da infância. Ri-me bastante com alguns dos momentos que ela e Norman protagonizaram durante a viagem!

    Nicky é um adolescente inadaptado que não se encaixa no que a sociedade espera dele. Tímido, reservado e inseguro, prefere o isolamento do seu quarto ao ter de enfrentar o bullying exercido pelos colegas, que não aceitam a sua forma de ser.  Gostei de acompanhar os progressos de Nicky no que toca ao processo de aceitação da sua própria personalidade.

     Ed é um homem honesto que se envolve inconscientemente numa grande confusão no trabalho e que fica um bocado à deriva no meio da situação. Rapidamente percebemos que é um homem inteligente e com bom coração, mas ligeiramente impulsivo, o que por vezes o deixa em maus lençóis. Adorei ver o carinho e a preocupação crescentes de Ed com os filhos de Jess, bem como a forma como foi aprendendo a lidar com os problemas e a aceitar o futuro.

      Claro que o romance entre Ed e Jess não é propriamente imprevísivel - muito pelo contrário. Ainda assim, desenvolve-se de forma tão natural - e, simultaneamente, tão atribulada - que se encaixa na perfeição.

     "Um Mais Um - A Fórmula da Felicidade" é um livro extremamente doce, divertido e refrescante, e é também uma mensagem de esperança e otimismo. A escrita de Jojo Moyes é muito fluída e a história está recheada de momentos engraçados e de pequenas lições sobre a forma mais feliz de encarar a vida. Adorei e recomendo!

 Música que aconselho para acompanhar a leitura: Vance Joy_We're Going Home

Sem comentários:

Enviar um comentário